ARTIGO

Uma recente e poderosa descoberta sobre nosso cérebro!


| Tempo de leitura: 3 min

Conhecer o funcionamento do nosso cérebro é algo que todo ser humano devia fazer!

O tão falado “autoconhecimento”, regra número um para qualquer mudança de vida ou de comportamentos, depende de um conhecimento, mesmo que básico, do nosso cérebro.

Vou contar aqui mais uma descoberta recente (e fascinante) da neurociência, que está gerando substanciais impactos na vida das pessoas. Vamos lá!

Imagine agora que um gato branco está passando na sua frente. Imaginou? Pois bem, você não viu o gato, mas o o seu cérebro acionou os mesmos circuitos usados de quando você enxergá-lo de verdade.

Esse é apenas um dos exemplos que certificam o que a neurociência já provou há algum tempo: nosso cérebro não "separa" a imaginação da realidade!

Esse fenômeno cerebral é uma ferramenta super poderosa para o nosso bem, mas também para nosso mal... A diferença está em como vamos utilizá-lo. Nos meus Cursos, Palestras e Atendimentos, venho mostrando o poder do nosso pensamento e como podemos gerenciá-lo, porque é dele que nascem os sentimentos e, desses, nosso comportamento, atitudes, escolhas, decisões: nossa vida!

Além disso, nossos pensamentos interferem diretamente em cada uma de nossas células e na forma como nosso corpo reage, a tudo, inclusive às doenças!

Estamos vivenciando um momento da história de grandes avanços na ciência, em todos os segmentos. Nos últimos sessenta anos, por exemplo, já tivemos mais avanços tecnológicos do que em toda a história da humanidade e quando falamos de cérebro e mente, o avanço está sendo exponencial.

Pesquisas em todo o Planeta estão descobrindo ou validando, cada vez mais, o poder da mente sobre nossas decisões e nosso comportamento. O grande “segredo”, portanto, é que, quanto mais aprendemos e conhecemos sobre a mente, mais podemos gerenciar e melhorar nossa vida, uma vez que é a mente que comanda tudo. E na Terapia, uma das melhores ferramentas para isso, é claro que “conversar” com a Neurociência está sendo imprescindível para que os resultados sejam alcançados com assertividade, eficácia e alicerce.

Um dos grandes exemplos desse processo é o que chamamos de neuroplasticidade e ela nada mais é do que a capacidade humana de modificar ou aperfeiçoar o funcionamento do cérebro e, portanto, o funcionamento da nossa vida. Além de estar sendo usada com excelentes resultados para o tratamento de muitos transtornos, síndromes e doenças, inclusive depressão, ansiedade, dependência química, entre outros, um de seus grandes benefícios é estimular e facilitar a adaptação do cérebro às mais variadas situações (e como passamos por mudanças!) e o uso na terapia é importante porque torna-se possível incentivar padrões que levam à esta plasticidade neural, isso porque o cérebro pode se modificar através da criação de interconexões entre seus neurônios com base em disparos que ocorrem num período de tempo e, por isso, uma das bases dos estudos da neurociência é que um comportamento pode ser aprendido, modificado e aperfeiçoado pela experiência, o que proporciona a criação de novos circuitos neurais e novas memórias. O ser humano está ficando cada vez mais escravo de suas emoções e a neurociência tem colaborado de maneira consistente na reversão disso.

É muito importante que estejamos atentos e atualizados com relação a esses avanços da ciência no que diz respeito a mente, ao cérebro, pois é muito difícil mudarmos algo que não conhecemos.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta” (Carl Jung)

Comentários

Comentários