TRADICIONAL

Obra de teatro da Società tem apoio de deputado ítalo-brasileiro

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Juliano Meneghel Dorizotto e Fábio Porta, deputado ítalo-brasileiro no Parlamento Italiano
Juliano Meneghel Dorizotto e Fábio Porta, deputado ítalo-brasileiro no Parlamento Italiano

Fábio Porta, deputado ítalo-brasileiro no Parlamento Italiano, que recebeu apoio do eleitorado de Piracicaba para sua eleição, manifestou esta semana seu entusiasmo com movimento da Società Italiana local em defesa do teatro italiano, que precisa urgentemente ser restaurado.

Em reunião em São Paulo com Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da Società, ele deixou sua mensagem para a campanha e conclamou os ítalo-descendentes da cidade e todos os piracicabanos para que fortaleçam essa iniciativa em prol da italianidade, de evidenciar uma história de luta de imenso valor social, que precisa ser preservada para sempre.

“Conheço Piracicaba, sei da força da comunidade italiana da cidade. Este ano, em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, torna-se ainda mais evidente a necessidade de se trabalhar para resgatar as nossas raízes, a nossa história. Esse projeto deve contar com o apoio das instituições italianas”, disse Dorizotto.

Società Italiana busca por descendentes de Piracicaba para se associarem

 

Em ritmo acelerado, para cumprir o prazo estabelecido pelo programa de incentivo à cultura (ProAC Editais), do Estado de São Paulo, a diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba tem se reunido com empresários da cidade que vão patrocinar o projeto de restauro da sede histórica da entidade, na rua Dom Pedro I, 781.

Faltam menos de 90 dias para fechar a janela que autoriza a doação de recursos derivados do ICMS para fins culturais. Pelo menos três empresas da cidade já estão apoiando e destinaram à Società o repasse de 3% do valor que elas têm para pagar em tributo. São elas: Uniafe, Bom Peixe e Rede Drogal.

Dorizotto enfatiza que os doadores não precisam colocar a mão no bolso para ajudar. “Do total que a empresa deve pagar de ICMS, 3%, de acordo com a lei, podem ser direcionados a projetos dessa natureza. Por isso é importante que os empresários saibam que não se trata de nenhuma decisão onerosa, mas apenas de percepção do valor histórico, cultural e artístico da sede”, afirma.

O prédio começou a ser construído em 1904 e contribuiu para a fortalecer a comunidade italiana. Em Piracicaba, a Società foi sede por décadas da Sociedade de Cultura Artística, responsável pela dinâmica cultural da cidade pelo menos nos seus primeiros 50 anos do século 19, bem como pelo apoio que deu à criação da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, atual Empem, tornando a cidade um celeiro de instrumentistas eruditos. O prédio da Società foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) em 1992.

Por ter uma estrutura com bastante madeira, precisa de tratamento especial para conter a ação dos cupins e de restauros das suas escadarias. As partes hidráulicas e elétricas também precisam ser devidamente reformuladas. As infiltrações precisam ser eliminadas, com ajustes na cobertura.

O teatro precisa ser minuciosamente restaurado, uma vez que guarda pinturas originais. Enfim, um trabalho de fôlego precisa ser levado adiante, mas que se inicia com a realização do projeto de restauro, em questão. É o apoio a esse projeto que a Società intensifica e conta com apoio de todos os ítalo-descendentes de Piracicaba.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários