ITINERANTE

Orquestra de Piracicaba se apresenta de graça em Araras

Apresentação em outras cidades faz parte do calendário itinerante da OSP

Por Da Redação | 17/05/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Nanah D'Luize

A apresentação tem início às 19h e terá regência do maestro Knut Andreas
A apresentação tem início às 19h e terá regência do maestro Knut Andreas

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto com obras de Sergei Prokofiev, Carl Maria von Weber e Edward Elgar no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, em Araras, neste sábado (18). A apresentação tem início às 19h e terá regência do maestro Knut Andreas e solos ao fagote do carioca Mateus Távora. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla.

Saiba mais sobre Piracicaba

De Sergei Prokofiev, o programa traz a “Abertura sobre temas hebraicos, Op. 34”, escrita após o compositor russo viajar aos Estados Unidos e ter contato com a cultura judaica. A composição é dividida em três partes, cada uma baseada em um tema hebraico diferente. É conhecida por sua mistura de elementos folclóricos judaicos com a linguagem musical moderna.

A OSP interpreta ainda o “Concerto para fagote e orquestra, em Fá maior, Op. 75”, escrito pelo alemão Carl Maria von Weber em 1811. “É um dos concertos mais importantes do repertório para fagote e destaca-se pela sua complexidade e beleza, ao incorporar elementos de danças e melodias populares”, explica o maestro Knut Andreas, ao lembrar que Weber explorou ao máximo as capacidades técnicas e expressivas do fagote, criando passagens desafiadoras e emocionantes para o solista, além de uma combinação equilibrada entre o fagote e a orquestra.

O encerramento traz “Variações 'Enigma', Op. 36”, uma das maiores obras orquestrais inglesas e também a que selou a fama de Edward Elgar. O compositor afirmou ter escondido um mistério musical no fundo dessa obra, que teve sua estreia em 1899. O tema principal, “Enigma”, é seguido por 14 variações que exploram diferentes aspectos musicais e emocionais, cada uma representando um amigo próximo de Elgar.

Para o maestro, a itinerância da OSP segue como um dos ideais traçados para os próximos anos e uma das principais características da temporada 2024 de concertos. “Piracicaba é um importante pólo cultural e artístico. Ao circular por outras cidades, como já fizemos este ano, quando nos apresentamos na Sala São Paulo, nos encarregamos de levar culturalmente o nome do município a outros locais”, disse.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.