RECUPERAÇÃO

Società Italiana pede ajuda de empresários para restauração da sede em Piracicaba

Por Roberto Gardinalli |
| Tempo de leitura: 2 min

A italianidade é um movimento que ganha nova força junto à comunidade italiana de Piracicaba, e que deve ter seu ápice no ano de 2024. No calendário, há vários motivos para se festejar a história. Além disso, deve ser um ano de reflexões para o legado cultural. Em um plano mais amplo, neste ano são comemorados os 150 anos da imigração italiana no Brasil, enquanto que, em Piracicaba, a Società Italiana di Mutuo Soccorso completa 137 anos de fundação e o teatro da Società, que foi por décadas um dos principais palcos da cultura local, chega aos 120 anos.

Agora, esses locais clássicos vão passar por uma restauração para manter o legado e a história da cultura italiana local. O ponto de partida do movimento é arregimentar o setor empresarial para uma obra de extrema importância, como o restauro da sede, na rua Dom Pedro I, 781. “Este prédio sintetiza a italianidade em Piracicaba e é motivo de orgulho para todos nós, descendentes de italianos. Recuperá-lo é uma demonstração de respeito aos nossos antepassados, que lutaram bravamente para que os italianos recebessem algum tipo de apoio na Noiva da Colina e pudessem organizar suas vidas em um mundo diferente. Sem eles e sem a Società Italiana di Mutuo Soccorso jamais estaríamos aqui como estamos hoje”, afirma Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da entidade. O movimento pela recuperação do sentimento de italianidade em Piracicaba também inspirou o artista Palmiro Romani a criar um Monumento ao Imigrante Italiano, que está em fase de produção. Será lançado um selo comemorativo aos 120 do teatro da Società Italiana di Mutuo Soccorso.

De acordo com Dorizotto, há um grupo de descendentes de italianos empenhados na missão. “Mas é fundamental que o movimento se intensifique e todos os descendentes de italiano da cidade, especialmente aqueles ligados ao setor empresarial, se sintam envolvidos e partam para a ação. O prédio da Società pede socorro”, disse.

O projeto de restauro foi aprovado pelo Proac (Programa de Fomento à Cultura), do Estado de São Paulo, e somente uma parte dos recursos necessários foram levantados até o momento. “Temos três meses de trabalho intenso pela frente para garantirmos a continuidade desse projeto e darmos uma nova perspectiva a esse movimento de preservação da identidade italiana em Piracicaba”, conclui Dorizotto.

Para colaborar com o projeto de restauro da Società Italiana di Mutuo Soccorso, o empresário não precisa colocar a mão no bolso. Ele deve apenas destinar 3% do ICMS que vai pagar ao Estado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários