PIRACICABA

Duas pesquisas eleitorais agitam cenário político, mas indecisos predominam

As duas pesquisas têm margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos

Por André Thieful | 11/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
andre.estevao@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Prefeituráveis já iniciaram campanhas nos bastidores de Piracicaba
Prefeituráveis já iniciaram campanhas nos bastidores de Piracicaba

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) liberou duas pesquisas de intenção de voto para prefeito de Piracicaba. Uma delas, realizada pelo Instituto Índice Pesquisas Ltda/Pesquisas MT, foi registrada com o número 04811/2024. A segunda pesquisa foi realizada pelo Instituto Vox Brasil Opinião e Pesquisas Ltda e está registrada sob o número 06960/2024.

As duas pesquisas têm margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que candidatos pontuados com uma diferença menor que quatro pontos percentuais estão empatados tecnicamente. As duas pesquisas têm grau de confiança de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 pesquisas, 95 teriam o mesmo resultado.

Na pesquisa 1, indecisos, nulos e brancos são 33,5% e na pesquisa 2, são 31%. A primeira pesquisa foi realizada em março e ouviu 440 eleitores entre os dias 19 e 21, mas teve a sua divulgação barrada pela Justiça Eleitoral, atendendo a um pedido do partido União Brasil. Decisão judicial desta quarta-feira (10) liberou a divulgação do levantamento.

No cenário de voto espontâneo, o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB) aparece com 30% intenções de voto, seguido do deputado Alex Madureira (PL), com 8% das intenções. A deputada estadual Professora Bebel (PT) aparece com 5% das intenções, o atual prefeito Luciano Almeida (PP) também tem 5%, o deputado Helinho Zanatta (PSD) tem 4% e o vereador Paulo Campos (Podemos) tem 3%.

Nesse cenário, 33,5% dos eleitores ainda não sabiam em quem votar, 9% responderam que não votariam em ninguém e 1,5% citou outros candidatos. Nessa mesma pesquisa, no cenário estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, o ex-prefeito Barjas Negri tem 34,5%, o deputado Alex Madureira tem 15%, a deputada Professora Bebel também tem 15%, seguido do vereador Paulo Campos, com 9%, do deputado Helinho Zanatta com 8% e Luciano Almeida com 6,5%. A pesquisa mostra que 7% não sabem em quem votar e 5% disseram que não votam em nenhum desses candidatos.

A segunda pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de abril. Foram ouvidos 600 eleitores. Em um cenário sem o ex-prefeito Barjas Negri, Helinho Zanatta lidera com 20,7% das intenções de voto, Paulo Campos tem 18,5%, Alex Madureira 14,7%, a Professora Bebel tem 8,3%, Luciano Almeida tem 6,8%. Brancos e nulos somam 14,3% e indecisos 16,7%.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Janildes
    11/04/2024
    Na minha opinião, todos que estão se votos ,, estão colocando na frente para as pessoas voltarem