MÚSICA

Quarteto de violões Quaternaglia celebra 30 anos em show no Teatro Dr. Losso Netto

Grupo de São Paulo, com reconhecimento no exterior, se apresenta em Piracicaba no sábado (6), às 20h

Por Da Redação | 04/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min

Gialluisi

O quarteto de violões Quaternaglia, de São Paulo, comemora sua trajetória de 30 anos no show especial Quaternaglia Guitar Quartet, que acontece neste sábado (6), às 20h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível que será doado ao Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba).

O Quaternaglia tem 30 anos de atuação no Brasil e no exterior e é formado pelos violonistas Chrystian Dozza, Fabio Ramazzina, Thiago Abdalla e Sidney Molina. Todos são radicados em São Paulo (Brasil) e utilizam três violões de seis cordas e um violão de sete cordas especialmente construídos pelo luthier brasileiro Sérgio Abreu.

A trajetória do quarteto vem estabelecendo um cânone de obras originais e arranjos audaciosos, o que inclui a colaboração com compositores como Leo Brouwer, Sérgio Assad, Almeida Prado, Egberto Gismonti, Sérgio Molina, João Luiz e Paulo Bellinati.

A atuação do quarteto começou a despertar o interesse da crítica internacional no final dos anos 1990, após a obtenção do Ensemble Prize, no Concurso Internacional de Violão de Havana (Cuba), e da participação em importantes séries de violão e música de câmara nos Estados Unidos.

Além de ter gravado mais de 30 obras originais entre as quase 50 dedicadas ao quarteto por compositores brasileiros e internacionais, Quaternaglia é reconhecido por introduzir no repertório de quatro violões arranjos ousados (como os das Bachianas Brasileiras nº1 e nº 9 de Heitor Villa-Lobos e das Danças Sinfônicas de West side Story, de Leonard Bernstein), bem como pela performance como solista convidado de orquestras dentro e fora do Brasil.

A discografia inclui os CDs Quaternaglia (1995), Antique (1996), Forrobodó (2000), Presença (2004), Estampas (2010), Jequibau (2012), Xangô (2015), Four (2019), Down the Black River e Bellinati's Mosaic (ambos de 2022), além de um DVD gravado ao vivo.

O evento é uma produção da Mecenaria Produção Cultural, através do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.