NA TELONA

VÍDEO: Documentário sobre o taekwondo mostra o esporte como transformação social

O filme, ainda em fase de captação de recursos, pretende mostrar os jovens que é possível sonhar em um futuro digno por meio do esporte

Por Erivan Monteiro | 22/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Divulgação

Os atletas-atores durante as gravações do material de divulgação do filme
Os atletas-atores durante as gravações do material de divulgação do filme

O taekwondo piracicabano vai, em breve, para as telonas de todo o país. O professor Frederico Mitooka, referência do esporte na cidade, iniciou o projeto de produção de um documentário cujo tema é a transformação social por meio dessa arte marcial. A meta é distribuir a película em escolas na rede pública de ensino de todo o Brasil.

O filme ainda está em fase de capitação de recursos e Mitooka espera que os empresários se sensibilizem e apoiem a iniciativa. Mitooka e sua equipe lançaram recentemente um material de divulgação do documentário (VER VÍDEO) e espera iniciar as gravações o quanto antes; assim que conseguir os recursos necessários para a produção.

Segundo o professor, o documentário pretende contar “o antes e o depois do taekwondo entrar na vida de diversas pessoas”. “A missão do filme é mostrar para as crianças e jovens que sonhar em mudar a vida através do esporte é possível, real e eles também podem”, diz.

“Como gestor esportivo, tenho contato com muitos jovens e poucos deles enxergam a oportunidade que está diante deles; na prática esportiva em que, muitas vezes, vai além de ser o atleta em si, mesmo que todo início no esporte obrigatoriamente acontece através da prática”, explica.

O filme é um projeto cultural oriundo da Lei Rouanet, ou seja, possui uma chancela para receber patrocínios e doações de pessoas físicas ou empresas declarantes de lucro real que preferem destinar uma parte do seu imposto de renda a projetos como esse do taekwondo piracicabano, ao invés de pagar o montante total ao governo.

“Tecnicamente, estamos em um momento ‘chave’ porque muitas empresas declaram o IR trimestral agora no final de março e essa é a primeira fase de captação na qual estaremos passando. Esperamos poder contar com a participação dos empresários, já que é uma ação extremamente simples e sem risco de problemas fiscais para suas empresas” disse Mitooka.

QUANDO INICIA?

“Ainda não iniciamos a produção, pois, por ser um filme incentivado, a ideia é primeiro captarmos o recurso para não termos de parar pela metade. Estamos ainda na estaca zero”, conta Mitooka. “Mas acreditamos que o ideal é nobre e que encontraremos empresas e pessoas que também querem e acreditam que o esporte é a melhor ferramenta de transformação social que existe no mundo, e o nosso filme vai ser o percursor dessa difusão de ideologia”.

O elenco da produção será composto por alunos do professor Mitooka e também “pessoas nas quais tive convívio e sei das batalhas que tiveram para vencer no esporte e na vida”, explica. “Piracicaba por um bom período foi sede do melhor taekwondo do Brasil e de destaque continental. Por esse motivo, acaba que a participação de atletas que treinaram aqui ou que tive contato na Seleção Brasileira um fato quase normal e que justifica a participação dos escolhidos”, emendou.

Entre os atores, está a atleta olímpica Débora Nunes, esposa de Mitooka, que também faz trabalhos sociais para a massificação do esporte na cidade.

A ideia do filme, diz o professor, se deu da necessidade de mostrar às crianças e jovens que o esporte está à disposição de todos. Mitooka e sua equipe fazem muitas apresentações motivacionais em escolas públicas com o intuito de difundir a prática esportiva, mas muitos, infelizmente, jovens não veem o esporte como canal de transformação social.

“Nessas palestras, pude sentir que muitos acham que perdem tempo praticando esporte e que isso não cabe a realidade deles. Daí veio a ideia do filme: buscar histórias reais e inspiradoras de pessoas que acreditaram no sonho, batalharam e fizeram virar realidade, transformando suas vidas através do esporte”, finalizou Mitooka.

SERVIÇO

Os interessados em ajudar o documentário podem entrar em contato com o professor Frederico Mitooka pelo e-mail: fredericomitooka@gmail.com

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.