MÚSICA

‘Concertos ao Cair da Tarde’ apresenta imersão de cânticos gregorianos

Apresentação acontece hoje (13), das 18h30 às 19h30, no Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe

Por Fernanda Rizzi | 13/03/2024 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Hoje (13), das 18h30 às 19h30, acontece o primeiro programa do “Concertos Ao Cair da Tarde” deste ano, no Lar Escola Coração de Maria (entrada pela Rua José Ferraz de Carvalho, 748). O retorno das apresentações traz uma seleção de obras que remetem à idade média. A entrada é gratuita. 

A primeira parte do concerto trará uma imersão nos cânticos gregorianos com trechos da "Missa de Angelis". Sob a condução dos músicos Claudio Lysias Vieira, Antonio Pessotti, Rui Kleiner, Norberto Vieira, Antonio Garcia, Edison Cerignoni e Marcos Januário, o público será transportado para o universo místico dessas melodias sacras.

No período do canto gregoriano, monges dedicavam-se à escrita e à cópia dos cânticos tradicionais para serem entoados, geralmente sem acompanhamento, em uma única voz. Contudo, apesar da resistência da Igreja, as canções populares começaram a se desenvolver.  A complexidade aumentou quando a polifonia, a técnica de sobrepor múltiplas melodias distintas, surgiu, tornando-se uma prática disseminada por toda a Europa. Surgiram então os trovadores, membros da aristocracia, que entoavam suas canções em palácios para convidados, e os menestréis, oriundos do povo, frequentemente convidados a se apresentar em festas palacianas.

Já na segunda parte do programa, os espectadores poderão ouvir compositores brasileiros de compositores de diferentes épocas e estilos. Terão suas obras apresentadas, desde o Ponteio nº 49 de M. Camargo Guarnieri; “Meu Grande Amor”, de F. Lozano; “Valsinha do Marajó”, de Waldemar Henrique; “Preludio nº 3” e “Canção do Poeta do Século XVIII”, de H. Villa Lobos; “Uma Barquinha Azul”, de Erotides de Campos; “No Fundo de meu Quintal”, de F. Mignone. 

Os músicos Cecilia Bellato, Eliana Asano, Suelen Almeida, Cidinha Mahle ao piano; Luis Libardi no violão; Antonio Pessotti como tenor; Rui Kleiner no bandolim; Sonia Dechen como canto e meio soprano; e Antonio Garcia no fagote, se unem para dar vida a essa diversidade musical desta parte. 

"Em nossos programas, em 2024, vamos procurar sempre, na primeira parte, seguir com músicas e compositores da História da Música, dentro das épocas das quais fizeram parte e na Parte II somente música brasileira, de vários autores, estilos e épocas", comenta Cidinha Mahle, uma das organizadoras do evento. 

Mais datas já estão agendadas. Os próximos espetáculos acontecerão no dia 10 de abril, 8 de maio e 12 de junho, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 19h30.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.