HISTÓRIA

Cícero Pompeu de Toledo: o piracicabano que deu nome ao Morumbi

Quando começou a se envolver com o Tricolor, com apenas 29 anos, não se imaginava que ele se tornaria uma das figuras mais influentes na história quase centenária do clube

Por Erivan Monteiro | 15/01/2024 | Tempo de leitura: 2 min
erivan.monteiro@jpjornal.com.br

Reprodução/Terceiro Tempo

Cícero Pompeu de Toledo (à dir.) foi um dos mais influentes dirigentes do Tricolo
Cícero Pompeu de Toledo (à dir.) foi um dos mais influentes dirigentes do Tricolo

Pouca gente sabe, mas um dos mais influentes dirigentes da história do São Paulo era piracicabano. Cícero Pompeu de Toledo nasceu em 7 de janeiro de 1910 na Noiva da Colina e sua trajetória clube paulistano começou em 1939, ou seja, apenas nove anos após a fundação do tricampeão do mundo.

Quando começou a se envolver com o Tricolor, com apenas 29 anos, não se imaginava que ele se tornaria uma das figuras mais influentes na história quase centenária do clube. Após passar por alguns cargos, Cícero Pompeu de Toledo foi eleito presidente do São Paulo em 1947.

Em 10 anos no comando do Tricolor, o dirigente conquistou quatro títulos paulistas, nos anos de 1948, 1949, 1953 e 1957. Porém, seu maior legado foi o projeto de construção do estádio do Morumbi, que leva o nome do piracicabano.

Durante sua presidência, ele idealizou a criação do maior patrimônio do clube. Em 1952, o clube adquiriu um terreno de quase 100 mil metros quadrados para a construção do estádio. No Entretanto, Cícero Pompeu de Toledo faleceu aos 49 anos, em 1959, vítima de um tumor cerebral, quando a construção do estádio ainda estava em andamento

Em 2 de outubro de 1960, o estádio recebeu seu primeiro jogo, com 64.748 espectadores reunidos para testemunhar o momento histórico. O São Paulo FC enfrentou o Sporting Club de Portugal, com o ponta Peixinho, ex-jogador radicado em Piracicaba, marcando o primeiro gol da história do estádio, aos 12 minutos do primeiro tempo.

Em 25 de janeiro de 1970, o estádio Cícero Pompeu de Toledo finalmente foi concluído. Um jogo entre o São Paulo e o Porto marcou o evento de inauguração, e o estádio passou a ser chamado, carinhosamente, de “O Maior Estádio Particular do Mundo”. Com capacidade inicial para 150 mil pessoas, o Morumbi se tornou um símbolo não apenas do São Paulo, mas também do esporte brasileiro.

4 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tony José
    15/01/2024
    O irmão mais novo do Cicero,o Bricio Pompeu de Toledo foi presidente do Palmeiras. Pelo jeito essa familia só não gostava do nosso XV de Piracicaba né?
  • Tony José
    15/01/2024
    O irmão mais novo do Cicero,o Bricio Pompeu de Toledo foi presidente do Palmeiras,sem Mundial,claro. Pelo jeito essa familia só não gostava do nosso XV de Piracicaba né?
  • Alexandre de Brito Silva
    15/01/2024
    Parece que esse cara foi assassinado! Tumir no cérebro pode ser provocado por metais pesados prtes em bebidas ou comida!
  • Tony José
    15/01/2024
    Grande dirigente merece ser nome do Morumbis......como tri mundial se ganhou só em 2.005,92 e 93 ganhou a Copa Jeep da Toyota,que não é Mundial,apenas um jogo entre europeus e sulamericanos,nada de Mundial.