
Símbolo conhecido em Piracicaba e, especialmente, por estudantes da Esalq, o “A Encarnado”, representa a AAALQ (Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz), com uma origem peculiar datada de 1931. Ismar Ramos, estudante de agronomia, inspirado por um sapo, concebeu o símbolo identificativo para os atletas, notando as semelhanças com a letra A. Philippe W. Cabral de Vasconcelos Filho, em 1934, encontrou uma aranha com a mesma forma no dorso, denominada Metadiaea litterata.
Em entrevista recente ao JP, o professor Zilmar Ziller Marcos, falecido na noite de ontem (8), relembrou a história do símbolo. “É uma história curiosa, que passou por muitos alunos da Esalq e que fica para a história”, diz Zilmar.
O jornalista Delfim Rocha Neto nomeou o logo como "A Encarnado", enquanto Guido Ranzani criou gritos de guerra. Em 1987, Zilmar, paraninfo de formandos em Engenharia Agronômica, redescobriu a história da aranha, resultando em alterações no símbolo e uma nota no JP.
A curiosa trajetória, marcada por personagens como Romeu Italo Ripoli e Prof. Piza, culminou na pintura do "A Encarnado" na caixa d'água por Décio Suzuki, eternizando essa história na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.