PEDIDO DE AJUDA

Morte de cuidador deixa nove cães e três gatos em situação de abandono em canavial

Por André Thieful | andre.estevao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Will Baldine/JP

A morte de um homem há cerca de 15 dias deixou nove cães e três gatos em situação de abandono em uma área de plantio de cana-de-açúcar à margem da avenida Rio das Pedras, nas proximidades do Hospital Ilumina.

O tutor dos animais morava em uma estrutura de concreto no meio do canavial. Na última semana de novembro ele foi à cidade, mas sentiu-se mal e morreu. Desde então, cuidadores de animais se revezam para levar água e ração ao local, que é de difícil acesso. “Nós somos em três pessoas e a gente vai revezando, cada dia vem uma para tratar deles, trazer água limpa”, explica a cuidadora Patrícia Chiarini.

Para chegar ao local onde os animais estão é preciso andar por cerca de 800 metros em carreadores de cana. Daí a dificuldade de ir todos os dias. “Principalmente se chover. Quando descobrimos essa área, nós viemos, mas tinha chovido, aí não tem como descer com o carro, tivemos que andar a pé, até achar a estrutura  de concreto”, disse.

A cuidadora explicou que os animais precisam ser adotados. Enquanto isso não acontece, as cuidadoras precisam de ajuda. “A gente precisa de ajuda com medicamentos, com castração e com a alimentação deles, principalmente. A gente precisa muito de lar temporário para eles ou lar definitivo”, explica.

Todos estão saudáveis. Os cuidadores não registraram o problema no telefone 156, da Prefeitura, mas Patrícia afirma que chegou a falar com uma pessoa do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). “Nós procuramos um responsável [do CCZ], mas nos foi informado que ainda não tinha lugar para levar os cães”, afirmou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

4 Comentários

  • Maria Helena 20/12/2023
    Boa tarde. Gostaria de poder ajudar , não tenho muito , mas gostaria de poder ajudar . Tem algum contato por gentileza muito obrigada pela atenção.
    • Redação Sampi 21/12/2023
      Olá, Maria Helena! Tudo bem? Por favor, entre em contato com a Patrícia Chiarini, (19) 99940-4090. Ela pode tirar suas dúvidas sobre o caso. Obrigado!
  • Leonardo Dalmazo 20/12/2023
    Cadê as fotos dos animais para adoção?
  • Oliveiros Castro 20/12/2023
    Afinal para que serve o tal Departamento de Bem Estar Animal/CCZ de Piracicaba se nesses casos claros nos quais deveriam atuar se isentam da responsabilidade se calam diante de tal situação. É de uma irresponsabilidade absurda.
  • Maria neuza moretti nazato 20/12/2023
    E responsabilidade do poder público de cada município proteger e tratar caes de rua , abandonados e em situação de risco Constituição art°225 é Lei de crimes ambientais art• 32 da lei federal n° 9.605. Cobra do ccz de piracicaba q pelo menos uma vez respeitem as leis..E sempre ASSIM LÁ NUNCA TEM VAGAS.