Você sabia que todos os seres humanos desenvolvem-se por intermédio de relações humanas e desta forma todos os indivíduos apresentam a necessidade de companhia. E segundo o pesquisador Eric Berne, especialista e criador da teoria da analise transacional, aborda que todos os indivíduos apresentam necessidades fisiológicas de estímulos, contato físico e reconhecimento e ao estabelecermos relacionamentos buscamos satisfazer essas necessidades. E construir vínculos de amizade é uma das maneiras em estabelecer relações, suprindo as necessidades citadas.
As amizades são escolhidas por meio do afeto, desta forma possibilitando aprofundar essas amizades no decorrer de uma vida inteira, cujas essas relações ao passar do tempo, podem superar as adversidades, acompanhando as mudanças, enquanto outras relações de amizade acabam sendo temporárias, ocorrendo por situações mais especificas.
Passamos a vida conhecendo pessoas e tendo a oportunidade de atualizar esse leque de afetos. E como todas as formas de relações na vida, a amizade se mantém saudável quando as pessoas envolvidas conseguem aceitar a individualidade de cada um, e nesse processo mergulhar na singularidade do amigo e saber o que esperar de cada um mediante as dificuldades e possibilidades que esse leque de afetos tende a oferecer. É possível ter vários amigos no decorrer da nossa vida e permitir que cada um seja importante em um determinado aspecto, e isso é muito saudável, pois não é possível ser suprido em todas as necessidades por um único amigo.
A amizade é um vínculo que tornamos existente para proporcionar facilidades, tornando de uma maneira espontânea a vida mais fácil e leve, e em relação as amizades que promovem sensações desconfortáveis e que são muito trabalhosas, precisam passar por uma reformulação, pois culpas, necessidade de fazer algo por obrigação, ou de querer resolver os problemas de seus amigos, querer agradar constantemente, ou apresentar dificuldade de dizer não, necessidade de criticar, de cobrar atenção, e até necessidade de estar sempre junto, são indicativos que essa relação precisa passar por amadurecimento e ajustamento, para se manter saudável. Amigos promovem motivação, trazem felicidade e bem estar enorme, e ao dedicar momentos as vivencias ao lado dos amigos, auxiliam na manutenção da saúde psíquica.
Na maioria das vezes amigos promovem sensações familiares, fazendo com que experienciamos na relação com eles, padrões aprendidos no nosso contexto de vida familiar, que construímos no decorrer do nosso desenvolvimento emocional na infância, com auxilio de nossos tutores. Amigos são considerados como família, que escolhemos em cada etapa da nossa vida, eles têm um papel importante para nosso desenvolvimento psíquico e social, ainda na infância auxiliam na socialização, na adolescência são importantes para auxiliarem na construção da identidade, formando uma imagem de si mesmo.
Ter amigos é fundamental inclusive para a longividade, pois pesquisas realizadas pela universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos apontam que pessoas com amizades solidas vivem mais e que os efeitos da falta de amigos são comparados as dificuldades relacionadas a obesidade, abuso de álcool e pelo aumento do consumo de cigarros. As amizades também são fundamentais para que possamos externalizar sentimentos e demonstrar afeto e amor, o que é fundamental para nossa saúde mental, nos ajudando a ser mais humanos em nossas próprias vidas. E nesse clima de férias, festividades e confraternizações nada melhor que vivenciar momentos especiais ao lado de amigos que escolhemos para deixar nossas vidas incríveis.
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.