OBRAS

Prefeitura abre licitação de R$ 120 milhões para recapear vias de Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba abriu a licitação para o terceiro lote de recapeamento asfáltico da cidade, no valor de R$ 120 milhões. No total, 74 km de malha viária serão contemplados, e o valor da licitação virá de recursos do tesouro municipal e do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e Saneamento). Os serviços fazem parte do pacote de 258 km de pavimentação anunciados pela prefeitura ainda neste ano.

Segundo a Semozel (Secretaria de obras e Zeladoria), neste lote, os pontos que recapeados serão: rua Virgínia Zaia (da rua da Glória até o final); avenida dos Marins (da rua Santo Grecco até a avenida Jaime Pereira); avenida Dr. Paulo de Moraes (da rua do Rosário até a avenida Presidente Kennedy); rua Emílio Bertozzi e rua Terenzio Galesi (da rua Manoel Oliveira Diniz até a rotatória da avenida Cristóvão Colombo); avenida Independência (da rua Governador Pedro de Toledo até a avenida Pádua Dias); avenida Laranjal Paulista (da rodovia Cornélio Pires até a estrada Antonio Dias Rodrigues); avenida Raposo Tavares (da avenida Abel Pereira até a rotatória de acesso da rodovia Cornélio Pires); e estrada Antonio Abdalla – estrada do Chicó (da travessa Alcides Menegatti até a rua Irineu Milanez). “A escolha dos locais objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos”, informou a Semozel.

Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.

A empresa contratada também será responsável por toda a sinalização e segurança da obra, devendo apresentar projeto de desvio de trânsito local, com prováveis rotas de desvio, e sinalização vertical a ser implantada, além do projeto de implantação de sinalização horizontal para rotas de desvio, caso necessário. A empresa vencedora deverá, ainda, manter quatro equipes simultaneamente em execução nas vias, conforme as ordens de serviços emitidas pela Semozel.
O edital completo, 52/2023, pode ser acessado na área de Editais, no portal da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br). A abertura das propostas será às 8h do dia 20/12, com início da fase de lances às 9h do mesmo dia. O critério de julgamento da proposta é por menor valor e a base de disputa é empreitada por preço global. O prazo de contratação é de oito meses, contados da data de emissão da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogado.

Este é o terceiro lote de obras de pavimentação. O primeiro, já iniciado no último dia 17 de novembro, vai contemplar cerca de 45 km de vias, que receberão recape em concreto, por terem, principalmente, tráfego de veículos pesados. O segundo lote está com processo licitatório em andamento e atenderá cerca de 78 km. Ainda há o quarto lote, a ser licitado, totalizando aproximadamente 258 km de malha viária da cidade a receber recape.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários