ARTIGO

258 km de recape em Piracicaba

Por Luciano Almeida | 24/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

A distância que separa Piracicaba da cidade de Taubaté, na rodovia Dutra, é de aproximadamente 260 km, segundo o buscador Google. Para percorrer este trajeto, qualquer motorista vai levar aproximadamente 3 horas de viagem para chegar ao seu destino.

Fiz essa referência ao município localizado no Vale do Paraíba/SP para destacar a grandiosidade da obra que inauguramos no último dia 13 de novembro, que prevê o recapeamento de Piracicaba em quatro etapas, numa extensão total de 258 km de asfalto recuperado em diversos pontos da cidade, alguns deles com intenso fluxo de veículos.

Se pensarmos que nos últimos 18 anos foram feitos apenas 270 km de recape, significa que vamos realizar nesta gestão quase o mesmo número efetivado nos quatro últimos mandatos.

Temos mais de 1.800 km de vias pavimentadas e a vida útil do asfalto é de, no máximo, dez anos. O correto seria todo ano fazer, no mínimo, de 100 a 150 km de recape. Esperamos que o nosso exemplo sirva para os próximos gestores.

Diante desta necessidade, resolvemos fazer um projeto ambicioso com concreto, por conta da sua maior durabilidade, num investimento inicial de R$ 89 milhões. O pavimento de concreto tem uma vida útil maior - estimada em 20 anos -, e diminui o custo com manutenções, agiliza o trânsito e diminui a poluição, pois não deformam quando há aceleração, frenagem e provas de cargas dos veículos.

Nesta 1ª etapa serão usados dois tipos de material, sendo um de PUC (Pavimento Urbano de Concreto), para onde há tráfego de veículos leve e médio, e o outro de pavimento rígido, para tráfego pesado.

As obras da 1ª fase, que preveem o pavimento de 45 km, se iniciaram na Rua Joana D’arc, no Jardim Monumento, e também beneficiarão as avenidas Rio Claro, Limeira, 1º de Agosto, Cristóvão Colombo, Corcovado, Pádua Dias, a partir da avenida Carlos Botelho até a rodovia Luiz de Queiroz, e outras.

Também serão contempladas as principais vias do distrito industrial Unileste e no distrito de Artemis.

Vale lembrar que a manutenção viária é um assunto de interesse público, pois impacta diariamente a vida de milhares de cidadãos que trafegam pelos mais diversos pontos de Piracicaba.

Uma cidade moderna e bem estruturada precisa de vias que comportem todas as pessoas e seus veículos, com índices de qualidade satisfatórios.

Desta forma as obras de recape que estamos organizando vão gerar maior segurança no deslocamento da população, assegurando o direito básico de ir e vir a todos que utilizam a nossa estrutura viária.

A realização destas obras poderá gerar alguns transtornos na região onde estão previstas e, portanto, pedimos a compreensão da população, porque elas são extremamente necessárias. Já solicitei, inclusive, à Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) para que dê um suporte especial a estes pontos, no sentido de minimizar os impactos que os serviços possam trazer na fluidez do trânsito diário.

Semanalmente, a população será informada dos locais de intervenção e as alternativas de desvios quando necessário. Acompanhe em nossas mídias sociais e pelo site da Prefeitura.

E assim seguimos trabalhando, com respeito ao dinheiro público, aplicando os recursos em projetos duradouros e de qualidade que vão transformar Piracicaba num lugar ainda melhor para se viver. Fazer bem feito demora, mas vale a pena.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.