ARTIGO

O câncer de próstata e a atividade física como fator de prevenção

Por Rogério Cardoso |
| Tempo de leitura: 2 min

O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre homens em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do INCA ( Instituto Nacional do Câncer) a cada ano cerca de 72 mil pessoas desenvolveram o câncer, e destas, cerca de 20% podem vir a falecer. No entanto, em um recente estudo publicado no periódico Medicine and Science and Sports Exercise intitulado “Physical Activity in Cancer Prevention and Survival: A Systematic Review”“ mostram que o exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de próstata e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que já foram diagnosticados com a doença.

No Brasil a campanha Novembro Azul é uma iniciativa importante para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Atualmente o exercício físico vem sendo usado por muitos médicos como parte do tratamento para o câncer de próstata.

No estudo citado, homens que se exercitam regularmente têm um risco menor de desenvolver câncer de próstata em comparação com aqueles que são sedentários. Além disso, o exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de recorrência do câncer em pacientes que já foram diagnosticados com a doença.

O exercício físico também pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer de próstata. Uma atividade física ajuda a reduzir a fadiga, melhorar o sono, reduzir a ansiedade e a depressão e melhorar a função sexual em pacientes com câncer de próstata além de aumentar a imunidade e diminuir a inflamação do corpo.

Para incentivar nós homens a começar a atividade física, é importante destacar que o exercício físico não precisa ser intenso ou extenuante. Mesmo atividades físicas leves, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, podem trazer benefícios à saúde. Tenho alunos que fazem 30 minutos de exercício e já se sentem maravilhosamente bem.

É importante lembrar que o exercício físico deve ser realizado de forma segura e supervisionada. Homens com problemas de saúde pré-existentes devem consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física e procurar um profissional de atividade física especialista em saúde para isso.

Não esqueça e coloque na sua agenda que  o exercício físico pode ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata em homens e é o seu remédio para que nada de mal aconteça. O Novembro Azul serve para refletirmos sobre o tema e   incentivarmos todos os homens a começarem a atividade física como parte de um estilo de vida saudável para conscientizar a nós todos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Como já disse uma vez um aluno, “a gente nunca acha que vai acontecer com a gente, até acontecer”. Hoje, ele superou o câncer, colocou a atividade física em sua rotina e cuida de sua saúde. Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Comentários

Comentários