VENDAVAL

Temporal derruba ao menos 20 árvores em Piracicaba; clínica foi atingida

Segundo o Inmet, Piracicaba está numa região de alerta para potencial tempestade e declínio de temperatura

Por Roberto Gardinalli | 03/11/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Jornal de Piracicaba

Árvore na rua Gomes Carneiro não aguentou a força do vento
Árvore na rua Gomes Carneiro não aguentou a força do vento

Uma árvore caiu sobre o portão de uma clínica, localizada na rua Bom Jesus, no bairro Alto, em Piracicaba, durante o temporal que atingiu a cidade no final da tarde desta sexta-feira (3). Neste temporal, ao menos 20 quedas de árvores foram registradas na cidade, sendo os bairros Vila Rezende, Piracicamirim, Pompéia, Dois Córregos e bairro Alto, além do centro, os pontos mais afetados. Também no bairro Alto, na rua Gomes Carneiro, o galho de uma árvore despencou e interditou a rua.

Foram registradas quedas de árvores na avenida Edne Rontani Bassete, no Serra Verde, avenida Saldanha Marinho, entre outros pontos. Além disso, houve registro de queda de energia em vários pontos da cidade. Segundo os dados do Saisp (Serviço de Alerta a Inundações do Estado de São Paulo), choveu 8,8 mm até às 18h30. Apesar da intensidade do temporal, não houve registro de feridos. A força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba foi acionada para tentar minimizar os efeitos da chuva.

Ainda nesta sexta, ao mesmo tempo, o Inmet e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas para todo o Estado. Segundo o Inmet, Piracicaba está numa região de alerta para potencial tempestade e declínio de temperatura. De acordo com o instituto, há a possibilidade de queda de temperatura entre 3°C e 5°C na região. O alerta é válido até às 23h59 de hoje.

Com relação às chuvas, a cidade está em “perigo potencial” para tempestades, de acordo com o Inmet. Segundo o aviso, há chances de ventos de até 60 quilômetros por hora, além de chuvas de até 50 mm por dia. Já a Defesa Civil incluiu a região de Campinas, da qual Piracicaba faz parte, na área de alerta.

“A Defesa Civil de São Paulo informa que, entre sexta-feira (3) e domingo )5), uma frente fria atingirá a faixa leste do estado e possibilitará condições para pancadas de chuva de grande volume em curto período de tempo”, alertou. De acordo com o Climatempo, a previsão é de até 7mm de chuva no final de semana.

PREVISÃO - O final de semana em Piracicaba deve ser de temperatura amena, e com previsão de chuva, de acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Segundo os dados do instituto, para hoje (4), a mínima prevista é de 16°C, enquanto a máxima, que também cai, deve ser de 28°C. Não há previsão de chuva e o dia deve ter poucas nuvens no céu. Já no domingo (5), a temperatura mínima cai ainda mais, chegando a 12°C no período mais frio do dia. Porém, a máxima fica em 28°C.

Apesar da previsão do Inmet indicar baixa possibilidade de chuva, o Cepagri-Unicamp não descarta a possibilidade. De acordo com o boletim diário do órgão, o tempo ainda continua instável e a região pode passar por mudanças climáticas, com a possibilidade de formação de tempestades por conta da aproximação de uma frente fria.

“A passagem da frente fria deverá vir acompanhada por chuvas intensas e volumosas, de caráter generalizado”, citou em boletim. Já a queda nas temperaturas é atribuída ao vento, que vai permitir a entrada de um ar mais frio na região, que se estende pelo menos até domingo, especialmente à noite. “A tendência é de céu predominantemente claro, alguns períodos de ventos moderados a fortes, o que pode reforçar a sensação de frio à noite. As temperaturas ficam mais baixas”, explicou. Na segunda-feira (6), a previsão mostra volta do tempo mais quente e abafado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.