NATUREZA VIVA

Recanto dos Pássaros: ‘a natureza exige respeito’ diz idealizador do projeto

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Fotos - Divulgação
O espaço vem sendo feito com muito carinho e atenção
O espaço vem sendo feito com muito carinho e atenção

Quem caminha diariamente pelo Parque da Rua do Porto, na região central de Piracicaba, já deve ter notado a transformação da área verde localizada na altura do ponto 1,8 m da pista da área de lazer. Essa revitalização do espaço está sendo “tocada” pelo representante comercial Luis Osório Bonassi Filho, 62 anos, que idealizou a proposta como “Recanto dos Pássaros”.

“Esse projeto é uma terapia para mim, a fim de sair da rotina do dia a dia”, contou. “No começo, eu olhava para um lugar todo sujo e abandonado. Como eu tenho formação em paisagismo e sempre gostei dessa área, comecei a trabalhar ali”, declarou.

Bonassi Filho aproveita os finais de semana e os feriados para trabalhar no “Recanto dos Pássaros”, que deve ser inaugurado oficialmente no dia 9 de dezembro, com o apoio da Prefeitura Municipal.

No espaço, ele plantou árvores frutíferas e plantas ornamentais, além de ter executado a limpeza, a adubação do solo e a decoração com troncos. Há ainda a instalação de uma plataforma de madeira, com bancos, para que os frequentadores deixem frutas variadas para as aves, pássaros e outros animais. Foi também refeito o curso da nascente de água, deixando o local ainda mais atrativo para os visitantes. Tudo deve ficar pronto até a inauguração.

A proposta, iniciada há um ano e acompanhada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, é deixar o espaço como referência turística para as próximas gerações. “A ideia é fazer, pelo menos uma vez por mês, pintura ao ar livre, música e outras atividades. Será um ponto de encontro”, contou Bonassi Filho.

ELOGIOS

Bonassi Filho diz que tem recebido alguma ajuda de empresários e pessoas anônimas para seu projeto, que é totalmente voluntário. “99% das pessoas parabenizam o trabalho. Confesso que no começo pensei em jogar a toalha, mas os elogios são muitos”, reconhece.

De forma geral, Bonassi Filho espera que seja um local de preservação e também de observação das mais variadas espécies de pássaros. “A natureza exige respeito, por isso devemos cuidar dela”, finaliza.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

1 Comentários

  • Pedro Zagatto 30/10/2023
    Parabéns Bonassi, o teu trabalho no recanto dos pássaros nos engrandesse..... A natureza precisa de pessoas como você.