EM PIRACICABA

Cerca de 7.400 pessoas são atendidas na Saúde Mental de Piracicaba

Por Nani Camargo | nani.camargo@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 4 min
Freepik

A depressão, um dos transtornos psiquiátricos mais frequentes no mundo, está atingindo um número cada vez maior de pessoas no Brasil, como revelou o último levantamento nacional, o Covitel 2023. De acordo com a pesquisa, 12,7% dos entrevistados afirmaram já terem recebido um diagnóstico médico para a doença. As maiores prevalências foram encontradas na região Sul (18,3%), entre as mulheres (18,1%) e na faixa etária de 55 a 64 anos (17%), seguida pelos jovens de 18 a 24 anos (14,1%).

O estudo, que ouviu 9.000 pessoas de todas as regiões do país, destaca a importância de aprimorar estratégias de diagnóstico precoce e combate ao estigma associado aos transtornos psiquiátricos.

O JP pediu à Prefeitura um levantamento do atendimento na área de saude mental. A cidade conta com uma estrutura grande, dividida em vários locais. No total, o município conta com cerca de 7.400 prontuários ativos nas diverdas unidades que atendem transtornos psíquico severo e persistente e transtornos decorrentse do uso de substâncias psicoativas. São elas: CAPS II Bela Vista (1.540 prontuários ativos), Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia (1.590), Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina (1.253), CAPS Alcool e Drogas (1.340), CAPS Infanto Juvenil (1.403) e Consultório na Rua, atende a população em situação de rua (280 pessoas).

A Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), informou que está estruturada com seis serviços, todos compostos por equipe multidisciplinar (equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e psiquiatra). As seis unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

LUTA

Patrícia (que pediu para ter apenas seu primeiro nome identificado) tem uma filha de 17 anos, chamada Vitória. Desde 2020, a jovem tem depressão e já tentou se suicidar várias vezes. Moradora de Limeira, ela trabalha em Piracicaba e teme, toda vez que está chegando em casa, de ver a filha em alguma situação de risco. "Depois que eu e o pai da Vitória nos separamos, ela começou a se cortar. Diz que alivia a dor que tem dentro dela. Já tomou vários remédios para morrer", conta a mãe.

A situação da adolescente piorou depois que o namorado dela foi assassinado, em janeiro deste ano. "Saio de casa para trabalhar e nunca tenho a certeza que na volta, vou encontrar ela viva". A garota faz tratamento médico e a mãe aguarda pela cura.

 

 

ABAIXO, VEJA ENDEREÇOS E HORÁRIOS DAS UNIDADES DE ATENDIMENTO DE PIRACICABA

 

A Secretaria de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), informa que está estruturada com seis serviços, todos compostos por equipe multidisciplinar (equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e psiquiatra). As seis unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

 

CAPS II Bela Vista: atende a população com mais de 18 anos da região leste, sul e central da cidade com transtorno psíquico severo e persistente. Atualmente, a unidade conta com 1.540 prontuários ativos, ou seja, que compareceram ou participam do Projeto Terapêutico oferecido na unidade nos dois últimos ano. Está localizado a rua Bela Vista, 665, Vila Independência. Telefone: (19) 3433-0312 ou 3432-9964.

 

Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia: atende a população com mais de 18 anos da região norte com transtorno psíquico severo e persistente. Atualmente, a unidade tem 1.590 prontuários ativos, ou seja, que compareceram ou participam do Projeto Terapêutico oferecido na unidade nos dois últimos ano (acolhidas, frequentando grupos, atendimento individual com os profissionais do serviço e/ou foram orientadas quanto a problemática apresentada). Está localizado à rua Dino Bueno, 565, no Vila Sônia. Telefone: (19) 3415-3343.

 

Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina: atende a população com mais de 18 anos da região oeste com transtorno psíquico severo e persistente. Atualmente tem 1.253 prontuários ativos, ou seja, que compareceram ou participam do Projeto Terapêutico oferecido na unidade nos dois últimos ano. Está localizado à rua Dr. Augusto de Barros Penteado, 422, no Jardim Elite. Telefones: (19) 3413-4285 ou 3402-3028.

 

CAPSad: atende pessoas do município com mais de 18 anos com transtornos decorrente do uso problemático de substâncias psicoativas. Atualmente tem 1.340 prontuários ativos, ou seja, que compareceram ou ainda comparecem ao Projeto Terapêutico oferecido na unidade nos dois últimos ano. Está localizado à avenida Dr. Paulo de Moraes, 1703, na Chácara Nazareth. Telefones: (19) 3411-6520 ou 3426-5044.

 

CAPSij (Infantojuvenil): atende crianças e adolescentes do município com transtornos psíquicos graves. Atualmente tem 1.403 prontuários ativos, ou seja, que compareceram ou participam do Projeto Terapêutico oferecido na unidade nos dois últimos ano. Está localizado à rua XV de Novembro, 2517, no Bairro Alto. Telefone: (19) 3434-4732.

 

Consultório na Rua (CnaR): atende a população em situação de rua que necessitam de intervenção em saúde e, atualmente, 280 pessoas são atendidas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários