Todos os meses, nossa cidade promove, realiza ou recebe eventos de magnitudes importantes que movimentam a economia através da gastronomia, do turismo, da cultura, do esporte, da ciência e do mundo dos negócios.
Como sede da Região Metropolitana de Piracicaba, e também polo que atrai não somente as demais 23 cidades que compõem, nossa cidade tem seu charme e magnetismo que chegam a capital do estado e muitas cidades num rádio de 100, 150 quilômetros. Atraídos pelo passeio do fim de semana, pela nossa rua do Porto, pelo bairro Monte Alegre, ambos polos gastronômicos que estão se tornando cada vez mais conhecidos, turistas descobrem ou redescobrem nossa cultura, impulsionando nossa economia e, também, nos obrigando a ser cada mais aptos a receber com qualidade.
É curioso, que piracicabanos muitas vezes estão distantes deste viver a cidade. Vier nossa cultura caipira, nossas produções culturais. É comum encontrarmos quem há anos não passeia pelo Engenho Central ou tenha frequentado umas das opções gastronômicas tradicionais, ou até mesmo as mais novas. Assim como é comum que não se empolgue em frequentar ainda as maravilhosas festas que temos nos bairros rurais, sejam elas gastronômicas, religiosas ou regionais.
O fato é que a cidade se projeta pela capacidade de sua gente voluntária em se unir, promover eventos, sustentar projetos sociais, culturais e esportivos, e manter um ritmo acelerado de produção das opões de lazer ligadas, principalmente, ao turismo gastronômica e ao esportivo. As corridas de rua, o ciclismo, os esportes ligados ao Rio, todos têm papel fundamental para que este movimento crescente continue a colocar a cidade num patamar de liderança regional, não somente econômica.
Há esforços de servidores públicos na promoção e criação de projetos, assim como há boa parte do empresariado local que compreende a importância de estar engajado como patrocinador ou parceiro destas atividades. Assim como é necessária a atenção constante à qualificação dos setores ligados ao turismo, a fim de que, tanto aqueles que nos visitam quanto os próprios piracicabanos se sintam acolhidos e com vontade de viver cada vez mais a cidade.
A Diretoria de Turismo, que integra a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, recém-assumida pelo ex-vereador José Luiz Ribeiro, acabou de lançar a Oficina de Planejamento Participativo do Programa para Desenvolvimento do Trade de Turismo de Piracicaba, um projeto fundamenta para este desenvolvimento. São consultorias gratuitas para desenvolvimento de negócios por meio do turismo, por equipe técnica e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae.
Parcerias como esta podem promover o diferencial que Piracicaba precisa para consolidar sua liderança, mantendo seu perfil cultural, mas garantindo a evolução das técnicas que auxiliam a construirmos uma rede turística altamente qualificada. Qualificação que passa pelo conhecimento da nossa história e valores, pelo bom atendimento e pela inovação constante na oferta de produtos e eventos.
Em cada setor, Piracicaba tem potencial quase que infinito, com o desafio de aliar suas potencialidades a melhoria da qualidade de vida da nossa gente. O papel do poder público é olhar o todo, cidadão, turista, ofertando e fomentando possibilidades a todos, independente da sua condição social. É assim que se desenvolve uma cidade, com trabalho e integração dos setores envolvidos para os benefícios atinjam a todos.
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.