1º AGOSTO

Exposição Piraselos traz 51 pranchas de selos alusivos à Piracicaba na Casa do Povoador

Mostra acontecerá de 5 a 30 de agosto em homenagem aos 256 anos de Piracicaba

Por Redação | 26/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Um dos selos a serem expostos, do Jornal de Piracicaba
Um dos selos a serem expostos, do Jornal de Piracicaba

Será Realizada, no período de 5 a 30 de agosto, a exposição Piraselos, na Casa do Povoador. Idealizada pela nova diretoria do Clube Filatélico e Numismático de Piracicaba, ela terá como tema selos alusivos a Piracicaba, no mês em que a cidade comemora seus 256 anos de emancipação política.

Serão 51 pranchas contendo reproduções de uma coleção do ex-vice presidente da entidade, Fernando Cesar Silvano e também de um dos mais antigos filatelistas locais, Nelson Spada, mostrando selos, envelopes e carimbos comemorativos de várias efemérides, como a antiga EXFINUPI, Exposição Filatélica e Numismática de Piracicaba, que teve alcance internacional até o final dos anos 1990, projeto que a nova diretoria pretende retomar mais adiante.

Entre as preciosidades da mostra estão selos antigos do século XIX, emitidos pela Prefeitura de Piracicaba, que cobrava emolumentos dos munícipes para atender a requerimentos dos cidadãos para esclarecimentos, prestação de serviços e solicitações diversas. Um costume que terminou nos anos 1960, mas que marcou período interessante na história fiscal do município.

Da prefeitura também virão outras marcas, como selos alusivos ao Salão de Humor, Museu Prudente de Moraes, Jogos Abertos do Interior, Fundação Municipal de Ensino, Festa do Divino e divulgações diversas para atrair turistas, entre outras. E um selo antológico, o que comemorou o bicentenário de Piracicaba, em 1967. Na ocasião, o antigo Departamento de Cultura realizou concurso público e o autor do peixe que estampa o selo foi o artista Renato Wagner.

Além desses a mostra terá em exposição selos comemorativos na Esalq, Acipi, Instituto Educacional Piracicabano, Colégio Salesiano Dom Bosco, E.C. XV de Novembro, entre outras instituições e entidades que promoveram seus eventos com as edições de selos postais comemorativos, num tempo em que as correspondências prevaleciam na troca de informações e relacionamentos das pessoas. Hoje, com o sistema de franquias evoluído, os selos rarearam, inclusive nas diversas lojas dos Correios na cidade e no país. Mesmo assim, o movimento filatélico e o colecionismo resistem bravamente.

Para o coordenador do projeto de recriação do clube, o engenheiro agrônomo Paulo Araripe, “foi o jeito que encontramos de nos reinserirmos nesta festa, nesta cidade, com objetivo de mostrarmos a história de Piracicaba através da filatelia e, com isso, nos abrirmos a conhecer novos colecionadores, mostrarmos aos estudantes da cidade a importância deste campo como colecionismo e instrução histórica.”

Para um dos mais antigos e assíduos militantes da filatelia na cidade, Nelson Spada, “Piracicaba, possui uns 180 colecionadores. Sem o Clube Filatélico não é possível realizar uma exposição, uma coleção dever passar por uma exposição municipal, regional, estadual para fazer isso tem que ser sócio de um clube filatélico que é associado a uma federação estadual de filatelia.”

Ex- Vice Presidente do Clube local, Fernando Cesar Silvano emprestará sua coleção sobre o tema, “Selos de Piracicaba”, apresentada anteriormente na cidade, ao tempo em que a Biblioteca Municipal funcionava na rua Moraes Barros esquina da Rosário, para ajudar a celebrar os 256 anos de Piracicaba. Ele esteve em Piracicaba na semana passada, para tratar com os atuais dirigentes e organizadores do Clube, em sua nova fase, para visitar a Casa do Povoador e acertar detalhes da sua colaboração para esta exposição. Premiada até em evento internacional.

DIA DO SELO
Em 1º de agosto, mesmo dia do aniversário de Piracicaba, também celebra  o dia da emissão do primeiro selo postal brasileiro, o qual foi posto em circulação a partir dessa data.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.