HERMES

Concerto Místico: OSP apresenta a estreia mundial de Alexandre Guerra

Concerto acontecerá em duas sessões, às 16h e 19h, no Teatro do Engenho

Por Fernanda Rizzi | 21/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Maestro Knut Andreas, o violoncelista André Micheletti e compositor Alexandre Guerra
Maestro Knut Andreas, o violoncelista André Micheletti e compositor Alexandre Guerra

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) prepara mais uma noite histórica de música e inspiração neste sábado (22), com a estreia mundial da obra "Concerto Místico para Cello e Orquestra", de autoria do compositor Alexandre Guerra. O aclamado solista e violoncelista André Micheletti assume o protagonismo, sob a regência do maestro Knut Andreas. O concerto acontecerá em duas sessões, às 16h e 19h, no Teatro do Engenho, com entrada gratuita.

A obra é uma imersão no mito de Hermes Trismegisto e seus princípios herméticos, uma figura que se acredita ter vivido no Egito aproximadamente quinze séculos antes de Cristo e que é considerado o pioneiro dos alquimistas. O "Concerto Místico" é composto por três movimentos, que expressam o mistério que envolvem a figura de Hermes.

A apresentação da OSP também contemplará outras peças. O programa inclui a execução de "Andante Festivo", de Jean Sibelius, e a icônica "Sinfonia n° 5", de Ludwig van Beethoven, completando uma noite memorável de música clássica.

Para o compositor Alexandre Guerra, essa parceria com a OSP é a realização de um sonho e uma oportunidade única de trazer sua música ao público. "Eu acompanho o trabalho da OSP desde o tempo de Jamil Maluf, e, a convite do André Micheletti, participei da reestruturação da Orquestra. É uma das Orquestras mais antigas do Brasil, e essa aproximação com o Jamil me levou até o André, que, obviamente, é um solista muito conhecido no Brasil e que abraçou a minha ideia. Mas, acima de tudo, ele foi a pessoa que abraçou a minha ideia, pois não basta apenas ter qualidade artística e técnica, mas é necessário um envolvimento verdadeiro", compartilha Alexandre ao Jornal de Piracicaba.

A proposta de Guerra foi de criar mais do que apenas um concerto para violoncelo, mas sim um concerto com uma temática, tendo como propulsora a figura histórica de Hermes Trismegisto.

André revela sua honra em participar desse projeto único: "A arte do violoncelo é muito vasta, e há tantos artistas no mundo que o Guerra poderia ter escolhido, pessoas que são muito maiores do que eu. Sinto-me muito honrado de fazer parte e ter participado até mesmo da concepção deste concerto e ver a obra ser escrita. É uma conjuntura mágica do universo que me faz ficar muito feliz com essa dedicatória", comenta André sobre sua honrar em partir do processo da obra.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.