MÚSICA

Clube 13 de Maio abre inscrições para oficina de samba

Abertura será nesta terça-feira (18), das 19h às 21h, e aulas serão ministradas pelo músico Saulo Ligo

Por Fernanda Rizzi | 17/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Oficina oferecerá uma variedade de atividades musicais
Oficina oferecerá uma variedade de atividades musicais

A Sociedade Beneficente 13 de Maio, conhecida como o Clube 13 de Maio, está promovendo a Oficina de Samba, um evento voltado para os amantes da música e interessados em aprender sobre os ritmos e tradições do samba. A atividade, será conduzida por Saulo Ligo, compositor, violonista e cavaquinhista da região. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em uma roda de abertura, que acontecerá na terça-feira (18), das 19h às 21h, com a presença de sambistas convidados. Esse evento de abertura será gratuito e aberto ao público em geral.

A oficina oferecerá uma variedade de atividades, incluindo apreciação musical, prática de conjunto e aulas de cavaquinho, violão, canto e percussão básica e as inscrições para a oficina estão abertas e são destinadas a todas as faixas etárias a partir de 13 anos, desde iniciantes até níveis intermediários e avançados. Os interessados em participar devem entrar em contato por meio do número (19) 9 9675- 5722 para realizar a inscrição. Uma contribuição mensal de R$50,00 pode ser feita via Pix para o mesmo número. As aulas terão início no dia 25 de julho das 19h às 21h, sempre às terças-feiras.

O programa da oficina inclui a exploração de teoria musical, como escalas musicais, campo harmônico e formação de acordes, além de práticas instrumentais que envolvem noções básicas dos respectivos instrumentos, levadas e repertório. Os participantes também terão a oportunidade de praticar em conjunto, trabalhando aspectos musicais como percepção e dinâmicas, aplicando-os ao canto solo ou em coro, por meio do estudo de repertórios de samba.

A apreciação musical será uma parte importante da oficina, abrangendo a história dos gêneros musicais e compositores, desde o século XVI, bem como a audição de obras fixadas na fonografia brasileira desde 1902. Além disso, serão abordados temas como a história do rádio, das mídias e noções sobre a indústria fonográfica.

A oficina terá como principais eixos a pesquisa, a performance e a produção. A performance envolverá a prática dos instrumentos, considerando aspectos técnicos, linguísticos e de expressão relacionados aos gêneros e formas musicais estudadas. A pesquisa abrangerá noções técnicas e teóricas dos instrumentos, com o objetivo de aprofundar e dominar os meios de fundamentar projetos de pesquisa. Já a produção buscará alinhar a performance, a pesquisa e a proatividade, relacionando o desenvolvimento musical com as noções históricas e sociais da música.

SAULO LIGO
Saulo Ligo, natural de Piracicaba, é compositor, violinista e cavaquinhista. Ele possui formação em Comunicação Social - Rádio e TV pela Unimep e é mestre em Musicologia pela UFRJ, com foco em História e Documentação. Ao longo de sua carreira, Saulo Ligo participou de diversos projetos musicais, gravou discos solo e em parceria com outros artistas, além de atuar como produtor fonográfico.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.