DIVERSIDADE

15ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba acontece neste domingo (9)

Evento terá mais de oito horas de programação; no Engenho Central, um dos shows é da rapper Linn da Quebrada

Por Redação | 07/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Registro da edição 2022 da Parada LGBT em Piracicaba
Registro da edição 2022 da Parada LGBT em Piracicaba

Com o tema Não Pira, Transfobia é Crime! Por uma Piracicaba Sem Transfobia, a 15ª Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+ de Piracicaba acontece neste domingo, 9/07, a partir das 14h, com concentração na Praça Sociedade São Vicente de Paulo, a Praça da Paz (rotatória da Avenida 31 de Março com a Avenida Independência), e cortejo até o Parque do Engenho Central, com programação de DJs, shows, apresentações de drag queens, show da rapper Linn da Quebrada, entre outras atividades, até 22h. Toda a programação é gratuita.

A 15ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba é realizada pela ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), entre outros apoiadores.

Como informa Anselmo Figueiredo, organizador da Parada, a caminhada com os trios elétricos a partir da Praça da Paz está prevista para as 16h30 e segue pela avenida José Micheletti, cruza a Avenida Armando Salles de Oliveira e desce a Rua XV de Novembro, até a esquina com a Rua Tiradentes.

A previsão é que a 15ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba chegue ao Parque do Engenho Central às 15h30, com atividades no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Armazém 14 e um lounge no Armazém 9.

Linn da Quebrada, uma das principais atrações, participou do Big Brother Brasil 22 e Dança dos Famosos deste ano, no Programa Caldeirão do Huck, além de participação em diversos programas de televisão, como apresentadora do TransMissão (Canal Brasil / Canais Globo) e como atriz na série Segunda Chamada (Rede Globo/ Globoplay).

Também se apresentam na edição 2023 da Parada, Tchaka Drag, Salete Campari, DJ residente Mia Houf, DJs como Lorenzo Zimon e Gabi Naomi, companhias de dança e performances de arte drag de Piracicaba e região, entre outros artistas.

A Parada, ressalta Figueiredo, busca dar visibilidade para todos os segmentos da comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, pessoas intersex e assexuais), entre outras expressões e gênero e ou orientação sexual, representadas também pelo "+" que hoje compõem a sigla do Movimento Social. Visa, também, como explica, reduzir a discriminação e ampliar o diálogo com toda a população. "Busca o avanço de uma sociedade mais igualitária e justa, com mais oportunidades para todas e todos, sem preconceitos de raça, cor, orientação e ou identidade de gênero", ele afirma.

Ainda no Engenho Central haverá praça de alimentação e, no Armazém 14, o Espaço Saúde e Cidadania, uma novidade da 15ª edição. No local, montado em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e Secretaria Municipal de Saúde, com orientações, distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção, além de testes rápidos, em parceria com o Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosas) de Piracicaba.

O evento também tem apoio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que vai fazer escolta de todo o percurso da caminhada para a segurança dos participantes, fazendo desvios do trânsito conforme vão ocupando trechos da via. A liberação já acontece logo em seguida. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar também atuarão durante toda a 15ª Parada LGBTQIA+.

O Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba, Fórum Paulista LGBT, a Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), a Rede Trans, a Apeoesp e a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) também apoiam a 15ª Parada LGBTQIA+.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Concentração/Praça Sociedade São Vicente de Paulo

Escola de samba
DJ Gutto Bernardo
CH2 Dance
Tchaka e Salete e Falas militância

Trajeto até o Engenho Central
Mia Houf
DJ Lorenzo Zimon
DJ Gabi Naomi

Engenho Central
Palco Externo/Teatro do Engenho
DJ Felipe Octávio
Tchaka Drag e Salete Campari
DJ Lorenzo
Perfomance Rhuiiz
Performances Drags (Hemylly Lupon, Lucia Gardyn, Labelly Askovity, Drag Verona)
Dança Ch2
Dança Nicolas
DJ Gabi
Linn da Quebrada
DJ Mia Houf

Armazém 9
DJ Renan Alves
DJ Will Tomé
DJ Mia Houf
DJ Kelvin
DJ Gutto Bernardo
DJ Felipe Octávio
J Renan Alvez
DJ Will Tomé
DJ Felipe Octávio

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.