TRADIÇÃO

Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à 197ª edição

Derrubada e bênção dos barcos acontecem neste domingo, 9/07, a partir das 9h, no largo dos Pescadores

Por Da Redação | 06/07/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Barco-mãe desce o rio para o encontro das bandeiras
Barco-mãe desce o rio para o encontro das bandeiras

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à 197ª edição neste ano e acontece entre os dias 9 e 16/07, no largo dos Pescadores e avenida Beira Rio. O evento, que reúne atividades religiosas e artísticas, é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Neste domingo, 9/07, a Festa do Divino começa às 9h, no largo dos Pescadores, com missa da derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba, conduzida pelo monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli. A expectativa é que 1.000 pessoas passem pelo local.

Como conta o presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo, Victor Alberto Toti, são três barcos que participam do ato. “Os dois que sobem com os marinheiros rio acima e o barco-mãe, que já estará no rio, desce para o encontro das bandeiras do Divino, que será no dia 15/07”. Dos dois barcos que serão derrubados no rio Piracicaba, um será carregado por homens e o outro por mulheres. “A Festa do Divini envolve muita fé e os devotos vêm de todas as regiões do estado e até mesmo de fora de São Paulo”, completa Toti.

Ainda no domingo, 09/07, acontece apresentação da Congada do Divino Espírito Santo realiza a Folia do Divino, uma manifestação cultural e religiosa que faz parte do folclore brasileiro e com fortes raízes em Piracicaba. Tem ainda, às 12h, o almoço no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, a tradicional Bistecada do Divino, com animação do grupo Oitava Cor. Os convites para o almoço já estão esgotados.

Também no domingo, será inaugurado no largo dos Pescadores um monumento em homenagem à festa que é um patrimônio cultural imaterial desde 2016. O monumento, confeccionado pela Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), é composto por um mastro em que será hasteada a bandeira do Divino Espírito Santo e uma placa que explica sobre a tradição.

“Nossa intenção é manter viva essa manifestação popular, tanto para os turistas que passam pelo nosso município quanto para os próprios moradores de Piracicaba, de modo a preservar a nossa identidade”, comenta Alessandra Freira, diretora de Turismo.

Para o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, essa é a festa mais antiga do município e em plena vitalidade. “Acontece às margens do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, tendo como mote a fé e a solidariedade e atraindo visitantes de diversas cidades. É uma festa que promove união e esperança”.

SERVIÇO – 197ª Festa do Divino de Piracicaba. De 9 a 16/07. Convites e mais informações podem ser obtidos com a Irmandade do Divino Espírito Santo (rua Moraes Barros, 58, Centro). Telefone: (19) 3434-9701.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 09/07

Às 9h

Missa da Derrubada e Benção dos Barcos no Rio Piracicaba, seguida de Congada

Às 12h

Almoço com Oitava Cor

10/07

Tríduo Solene, às 20h, com o padre Maciel

11/07

Tríduo Solene, às 20h, com o padre Inácio

12/07

Tríduo Solene, às 20h, com padre Aramis

13/07

Às 19h - Jantar com Matheus e Denilson e Donizete Galopeira e Banda

14/07

Às 20h - Jantar com Banda União Operária, leilão de prendas e show pirotécnico

15/07

13h - Apresentação da Congada, no largo dos Pescadores

15h - Procissão do Divino Espírito Santo

16h - Encontro das Bandeiras e queima de fogos

17h - Missa do Encontro das Bandeiras

20h - Jantar e música com Sheba e Projeto Modão

16/07

Às 9h - Procissão de Nossa Senhora Aparecida

10h - Missa de encerramento, passagem da Bandeira ao próximo festeiro e apresentação da Congada no largo dos Pescadores

12h – Almoço e música com Matheus e Denilson

16h - Encerramento das festividades

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.