PASSAGENS

'Francisco: Um Guerreiro da Paz' leva a vida de São Francisco de Assis aos palcos

Espetáculo fica em cartaz nesta sexta-feira (7) e sábado (8) no Teatro Dr. Losso Netto

Por Fernanda Rizzi | 06/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Divulgação

O espetáculo teatral 'Francisco - Um Guerreiro da Paz' chega aos palcos com uma proposta emocionante e inspiradora. A apresentação solo traz à cena passagens marcantes da vida de São Francisco de Assis, o santo que escolheu servir aos pobres e viver na simplicidade, ouvindo a voz do coração e reconstruindo a Igreja. A peça estará em cartaz nos dias 7 e 8 de julho, às 20h, na Sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Os ingressos antecipados custam R$20,00, enquanto no local o valor será de R$40,00. Para fazer reservas, entre em contato pelo telefone: (19) 981572968, com Wellington.

O espetáculo questiona como é possível trazer à cena a expressão de vida singular de São Francisco e traduzir seus ensinamentos profundos e revolucionários. O processo criativo envolveu uma profunda busca por sinceridade e uma conexão pessoal do ator com a essência da vida, para assim poder "vestir" o personagem de São Francisco. Foi necessário explorar as camadas obscuras da alma e enfrentar as próprias limitações para trazer à tona o mínimo de vivência do que Francisco experimentou em suas crises pessoais em busca da paz e da reconstrução do coração.

O espetáculo-poesia convida o público a uma experiência poética, na qual o ator se desnuda diante dos olhos dos espectadores e traz à tona a voz de São Francisco, uma voz que ecoa até os dias de hoje pedindo paz. O objetivo é inspirar e emocionar, oferecendo um respiro diante das adversidades da vida, da violência, da solidão e da carência de amor.

O ator Jhoão Scarpa, após 26 anos de caminhada nos palcos, sentiu-se encorajado a enfrentar o desafio de uma apresentação solo. “Por algumas vezes pensei em encarar essa tarefa, mas, sempre me faltava algo maior que me impulsionasse a enfrentar esse desafio. A motivação maior veio através de minha busca interna em direção à evolução, mais como ser humano do que como artista; apesar de acreditar que as duas coisas são indissociáveis. Essa caminhada buscando reconstruir o Templo que habita em mim levou-me a Francisco, o homem, e suas crises e superações que o transformaram em Francisco de Assis, o santo. Não foi uma decisão imediata, mas, que ficou germinando em minha mente e coração até sentir que já não dava mais para apenas desejar; era preciso realizar”, conta.

A diretora, Viviane Palandi, ressalta que a vida de São Francisco é uma inspiração para o desafio da reconstrução interna, assim como Cristo. “Trazer à cena a expressão de Francisco é reconhecer limitações e fraquezas e ao mesmo tempo uma possibilidade de se sensibilizar diante das cruezas e belezas da vida. Francisco - Um Guerreiro da Paz" nasce das raízes do coração de um ator que celebra 29 anos de caminhada devocional à arte do teatro. Um coração que escolhe a voz viva dos ensinamentos de São Francisco de Assis, voz que ecoa pelo tempo pedindo paz, partilha e doação”, ressalta.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.