VALORIZAÇÃO

Órgão de Tubos da Catedral de Piracicaba é tombado como Patrimônio Histórico e Cultural

Decreto municipal, publicado hoje (3) garante a preservação do Órgão de Tubos reconhecendo seu valor histórico e artístico

Por Fernanda Rizzi | 03/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

O processo de tombamento foi iniciado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), a pedido da Paróquia Santo Antônio
O processo de tombamento foi iniciado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), a pedido da Paróquia Santo Antônio

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Decreto n° 19.590/2023, publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (3), oficializa o tombamento do Órgão de Tubos da Catedral de Piracicaba como Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba. O decreto considera a importância do instrumento para a comunidade local e sua relevância histórica e cultural.

O processo de tombamento foi iniciado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), a pedido da Paróquia Santo Antônio. Após análise e deliberação unânime, o Codepac decidiu abrir o processo de tombamento do órgão de tubos da Catedral de Piracicaba.

O Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), atual Semughet (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), emitiu um parecer favorável ao tombamento, destacando o valor histórico e artístico do instrumento. O laudo técnico de avaliação estimou o valor do órgão em R$ 800.000,00 reais.

Segundo o Ipplap, o Órgão de Tubos da Catedral de Piracicaba possui características únicas, como o frontispício principal central simétrico em madeira, caixas com venezianas ajustáveis e talhas em madeira de inspiração barroca. O instrumento conta com um console com dois teclados manuais, pedaleira e registros, além de pequenos tubos decorativos. E, embora tenham sido feitas alterações nas registrações originais e intervenções para garantir o seu funcionamento, o órgão apresenta bom estado de conservação e a maioria com sua configuração original.

O órgão, conhecido como "Opus XXIV", foi fabricado pelo organeiro alemão Guilherme Berner, um dos maiores construtores de órgãos do país. Inicialmente instalado na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Santos, o instrumento foi adquirido e transferido para a Catedral de Piracicaba em 1967, após uma explosão no gasômetro de Santos que abalou a estrutura da igreja. A ação foi possível graças à mobilização de financiadores e ao trabalho do organeiro José Carlos Rigatto.

Com o tombamento, fica estabelecido que o Órgão de Tubos da Catedral de Piracicaba deve ser preservado em sua configuração original, com todas as suas características históricas e artísticas. Qualquer intervenção ou manutenção deverá ser submetida ao Codepac, garantindo a conservação do patrimônio.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.