ARTIGO

Festa do Divino: nosso patrimônio

Por Gilmar Rotta | 09/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Estamos em pleno programação da Festa do Divino de Piracicaba que, em sua 197º edição, mantém resistente um de suas maiores missões, a renovação da nossa fé, crença e devoção ao Divino Espírito Santo.

Imaginar que há quase dois séculos esta tradição alimenta as forças dos piracicabanos que, não só em momentos de aflição, recorrem ao Divino como forma de fortalecer suas lutas, nos levara à uma reflexão importante sobre nossas vidas, vitórias e provações.

E me inspira também a alguns testemunhos que, como devoto, puder vivenciar como a força pela fé ao Divino pode transformar vidas, operar milagres e nos prover de saúde e prosperidade.

Foi pela fé no Divino que fui protegido na minha saúde e foi me for permitido continuar a viver quando, há cinco anos, fui cometido por um problema de saúde. Sem que seja necessário entrar em detalhes, apenas gostaria de registrar o quão importante esta tradição é até mesmo para aqueles que não se colocam como devotos, mas que respeitam e admiram a cultura da nossa gente neste período festivo.

E são incontáveis os relatos de fiéis e devotos que são tocados pela possibilidade de renovar ou iniciar na fé crista através de um evento que acolhe a todos.

Não só pela beleza das atividades que envolvem a Festa, na sua parte popular e religiosa, mas pelo quanto potencializa o nosso turismo, protege nossa cultura e, como dito, sustenta nossa fé e possibilita que nossa cidade se consolide como solidária e voluntária.

São centenas de pessoas que se envolvem nas atividades, de forma anônima e se dedicando às organizações e promovendo uma festa com caráter familiar e social que, provavelmente, seja uma das mais importantes do país.

Por isso, que todos possamos compartilhar a programação, estar presentes e poder vivenciar esta festa que é um patrimônio, é importante aproveitarmos toda oportunidade de propaga-la. Dia 9 de julho, às 9h, acontece a Missa da derrubada e Benção dos Barcos no rio Piracicaba, e depois tem a Congada e Folia do Divino com almoço a partir do meio dia. Dias 10,11 e 12 de julho a noite acontece o Tríduo Solene na Capela do Divino e, dia 13, no Largo dos Pescadores, o tradicional jantar com atração musical. Dia 14 de julho tem jantar com o leilão de prendas e apresentação da Banda União Operária.

No dia 15 de julho, acontece a Procissão do Divino e o Encontro das Bandeiras no Rio Piracicaba, às 15 horas e a missa do Encontro das Bandeiras, às 17h, seguido de jantar no Largo dos Pescadores. Dia 16 de julho tem a procissão de Nossa Senhora da Aparecida e às 10 horas acontece a Missa de encerramento, Congada e passagem da bandeira pelos festeiros, seguido de almoço.

Quem todos tenham a oportunidade de sentir a força do Divino Espírito Santos, iniciando ou renovando sua fé e nossa gratidão e a todos que, nestes 197º garantiram a permanência desta Festa como dos símbolos mais resistentes da nossa cultura.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.