TRADIÇÃO

Festa do Divino: carreata da fé percorre pelas ruas de Piracicaba

Conhecida como a carreata da fé, devotos e representantes da Irmandade Divino Espírito Santo já iniciaram a divulgação do festejo tradicional

Por Fernanda Rizzi | 04/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

As comemorações para a 197ª Festa do Divino já começaram. Na manhã deste domingo (4), aconteceu a carreata juntamente com uma motociata, que percorreu cerca de 14km da cidade.

Conhecida como a carreata da fé, os devotos e representantes percorreram pelas ruas Rangel Pestana, avenida Ulhoa Cintra, rua do Rosário, rua Edgard Conceição, rua da Gloria, avenida Dr. Paulo de Moraes, rua Visconde do Rio Branco, avenida Independência, rua Campos Sales, rua Leão XIII, rua Dr. João Sampaio, rua José Ferraz de Camargo, rua Barão de Piracicamirim, avenida Torquato Leitão, avenida Centenário, avenida Armando Dedini, avenida Limeira, rua Dona Francisca, avenida Dr. Morato, rua Lourenço Ducati, avenida Barão de Serra Negra, avenida Beira Rio, e encerrou no Largo dos Pescadores.

“Durante a carreata, nas proximidades das principais igrejas da cidade, em lares de idosos, hospitais e a emoção que se sente, ao subir no caminhão que leva a nossa bandeira é indescritível. Ver as pessoas ajoelhadas nas ruas enquanto a Bandeira do Divino passa, ver pessoas acenando de suas casas ou janelas de apartamentos, trazem uma emoção imensa. É o povo piracicabano aplaudindo a sua maior e mais antiga festa popular”, disse o presidente da Irmandade Divino Espírito Santo Piracicaba, Victor Totti.

A programação da festa também já está definida. no dia 9 de julho, às 9h, terá a Missa da derrubada e Benção dos Barcos no rio Piracicaba. Já a Congada e Folia do Divino terá inicia a partir do 12h, junto com o almoço.

Nos dias 10,11 e 12 de julho, sempre às 20hs, acontece o Tríduo Solene na Capela do Divino. No Largo dos Pescadores, no dia 13 de julho, a partir das 20h, acontece o jantar com atração musical.

Dia 14 de julho, também a partir das 20h, ocorre jantar com o leilão de prendas, queima de fogos (show pirotécnico), com direito à música da Banda União Operária.

A Festa do Divino atinge o seu auge no dia 15 de julho com a Procissão do Divino e o Encontro das Bandeiras no Rio Piracicaba, às 15 horas. A data também contará com a Missa do Encontro das Bandeiras, às 17h, e às 20h, terá – novamente – jantar no Largo dos Pescadores.

Na sexta-feira, 16 de julho, às 9h, terá a procissão de Nossa Senhora da Aparecida. Já às 10h, acontece a Missa de encerramento, Congada e passagem da bandeira pelos festeiros atuais, Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolin, aos próximos festeiros, Lilian Roberta Sartori e Rafael Protti. O almoço terá início às 12h e o encerramento é às 16h.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.