SITUAÇÃO DE RUA

Usuários denunciam redução no horário de atendimento da Casa de Passagem de Piracicaba

Por Beto Silva |
| Tempo de leitura: 2 min
Alessndro Maschio/JP
Usuários protestaram e pedem normalização de serviços prestados
Usuários protestaram e pedem normalização de serviços prestados

Usuários dos serviços de acolhimento à população de rua em Piracicaba denunciaram a redução no atendimento da Casa de Passagem e a suspensão do fornecimento de passagens para trecheiros e migrantes. De acordo com funcionários do setor, a Operação Inverno não vai mais recolher a população em situação de rua. O recolhimento, segundo denúncias, só vai realizado se as temperaturas ficarem abaixo de 13ºC.

A Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) informou que realiza chamamento público para o Serviço de Acolhimento Institucional Noturno e Unidade de Atendimento Diurno para Pessoas em Situação de Rua, aberto até o dia 2 de junho para o envio de propostas de OSCs (Organizações da Sociedade Civil). Neste novo formato, segundo a pasta, vão ser ofertadas 60 vagas para pernoite, jantar e café da manhã e, na Unidade de Atendimento Diurno, o atendimento será diário, por 12 horas, para 80 pessoas, com a oferta de oficinas, acompanhamento psicossocial, banho, guarda de pertences, café da manhã, almoço e lanche da tarde em uma estrutura física adequada.

Até que o chamamento termine, o serviço é oferecido nos mesmos moldes de antes. Segundo a secretaria, o processo de concessão de passagens não foi alterado e segue de acordo com os critérios técnicos do serviço.

Atualmente, o Núcleo de Acolhimento Califórnia atende 50 pessoas em situação de rua.

Em relação a Operação Inverno, a Smads informou quea ação foi adaptada para Operação Baixas Temperaturas, ou seja, o atendimento não será apenas realizado no Inverno, mas passará a atender quando houver baixa temperatura, com sensação térmica abaixo de 13ºC.

A operação será realizada como uma ação intersecretarial com a participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Fundo Social de Solidariedade, além do Comitê Pop Rua e organizações da sociedade civil.

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social vão intensificarão as abordagens diárias, com a oferta de acolhimento e outros serviços da rede socioassistencial. Neste caso, haverá ampliação de vagas para pernoite. a pasta não se manifestopiu quanto a suspensão do fornecimento de passagens, conforme denunciado pelos usuários.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários