DESDE 1989

Mostra Almeida Júnior será aberta no Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Exposição ficará aberta até o dia 4 de junho

Por Da Redação | 05/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

A primeira edição da Mostra Almeida Júnior ocorreu em 1989
A primeira edição da Mostra Almeida Júnior ocorreu em 1989

A 35ª Mostra Almeida Júnior terá início amanhã (6), às 19h, com coquetel e premiações no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A exposição tem a curadoria da artista plástica Viviane Gibin e as obras expostas podem ser vistas até o dia 4 de junho.

Criada e coordenada pela APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), a Mostra tem como finalidade valorizar artistas e suas obras, levando ao conhecimento da sociedade novas linguagens e técnicas pictóricas. Segundo seu presidente, Odair Demarchi, a Mostra é uma homenagem ao pintor e desenhista José Ferraz de Almeida Júnior, que passou parte de sua vida em Piracicaba.

A primeira edição da Mostra Almeida Júnior ocorreu em 1989 e, de lá para cá, se tornou um dos mais importantes eventos de arte em Piracicaba. A edição deste ano conta com a participação de 40 artistas, com 96 obras selecionadas. Demarchi diz que o mês escolhido para a exposição é devido ao Dia do Artista Plástico ser comemorado em 8 de maio, dia do nascimento de Almeida Júnior. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e patrocínio das empresas Remax Portal Imóveis e RecuPay Inteligência Tributária.

José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em Itu, em 1850. É considerado um dos maiores artistas plásticos nacionais pela abordagem da temática regionalista e da cultura caipira, sendo o principal precursor do regionalismo brasileiro. Faleceu no dia 13 de novembro de 1899, ao ser apunhalado em frente ao Hotel Central de Piracicaba (já demolido), por José de Almeida Sampaio, seu primo e marido de Maria Laura do Amaral, com quem o pintor manteve um longo relacionamento amoroso.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.