TALENTOS

Exposição Bem-te-vi destaca o talento das pessoas em situação de rua

Obras são resultados de trabalho desenvolvido no Centro Pop de Piracicaba

Por Fernanda Rizzi | 03/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

Moradores em situação de rua têm a oportunidade de se expressarem em pinturas
Moradores em situação de rua têm a oportunidade de se expressarem em pinturas

A partir de amanhã (4) até o dia 31 de maio, o Centro Cívico da Prefeitura de Piracicaba (rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 - Térreo 1 - Chácara Nazaré) apresenta a exposição “Bem-te-vi”, que reúne obras de arte criadas por artistas em situação de rua. A mostra destaca o talento e a criatividade das pessoas em situação de rua, que muitas vezes são marginalizados pela sociedade A exposição é gratuita e aberta ao público de todas as idades.

Com a curadoria de Rafael Gonzaga, Jefferson Margutti e Raquel Schramm, a exposição traz um conjunto diversificado de obras de arte realizadas em telas de papelão. As obras são o resultado do trabalho de um projeto social no Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) de Piracicaba, serviço da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba), que oferece a oportunidade para as pessoas em situação de rua expressarem suas habilidades e talentos por meio das pinturas feitas no papelão. Por meio de suas obras, os artistas compartilham suas histórias, visões e sentimentos, tornando visívelahumanidade que muitas vezes é negligenciada e invisível na rua.

“As oficinas do projeto Bem-te-vi são pensadas para garantir a integração dos participantes. Cada encontro começa com uma roda de conversa em que eles se apresentam e falam de suas experiências, seu dia a dia em termos de cores. Depois, são convidados a expressar suas vidas, impressões e humores daquele momento por meio de pinturas com a ajuda dos artistas envolvidos. A proposta é que a arte seja um suporte para que os participantes possam reencontrar sua identidade”, comenta o curador Rafael Gonzaga.

“Bem-te-vi é uma oportunidade para o público apreciar a arte e, ao mesmo tempo, aprender sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas em situação de rua”, finaliza o curador.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.