Em fase de preparação para o Brasileirão da Série D, o XV de Piracicaba anunciou mais três reforços na tarde desta sexta-feira (28): o meio-campista Thalles; o goleiro Oliveira e o volante Evandro. Eles, inclusive, já estão incorporados ao elenco e à disposição da comissão técnica do Alvinegro.
Com a contratação do trio, o Nhô Quim contabiliza sete reforços para o segundo semestre, quando o XV de Piracicaba terá também a disputa da Copa Paulista, competição na qual é o atual campeão. Antes deles, chegaram lateral-direito Edvan; o zagueiro Júnior Sergipano; o atacante Maikinho e o meio-campo Pagé.
A diretoria ainda corre contra o tempo para fechar o elenco antes da volta do clube ao Brasileirão após seis anos de ausência. A última vez que o clube disputou um torneio em nível nacional – também a Série D – foi em 2017, após conquistar a vaga com o título da Copa Paulista do ano anterior.
Dentro de campo, o time tem dificuldades para arrumar adversários para jogos-treino. Faltando uma semana da estreia na Série D, diante do Maringá/PR, no Barão, a equipe fez apenas um teste – empate por 2 a 2 com o Santo André, em Piracicaba.
O Alvinegro havia agendado para a última segunda-feira (24) um duelo contra o Rio Branco, mas o encontro foi cancelado pelo clube de Americana. Para este sábado (29), estava marcado outro teste, diante do Ituano, em Itu, mas também foi desmarcado.
ESTREIA
Como esperado, a estreia do Nhô Quim será no próximo dia 6, às 17h, contra o Maringá/PR, no estádio Barão da Serra Negra. Depois, o Alvinegro sai no dia 14 para encarar o Operário/MS, às 17h, no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande/MS.
No dia 20, o XV recebe o CRAC/GO, às 17h, no Barão; e no dia 27, também em Piracicaba, às 17h enfrenta a Ferroviária. O time abre o mês de junho com o duelo regional, diante da Inter de Limeira, no dia 3, às 16h, no estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira.
No dia 7 de junho, o Nhô Quim volta a atuar em seus domínios diante do FC Cascavel/PR, a partir das 20h. E, três dias depois, encerra sua participação no primeiro turno contra a Patrocinense/MG, às 18, em estádio que ainda será definido pelo mandante.
O Brasileirão Série D terá 64 clubes de todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal, disputando a competição. Eles estarão divididos em oito grupos. Os clubes jogarão em partidas de ida e volta. Ao todo, 14 rodadas serão disputadas.
Após o término desta fase, os quatro melhores colocados de cada chave avançarão para a segunda fase da Série D do Brasileirão; no conhecido modelo de mata-mata. As quatro melhores equipes classificadas subirão para a Série C de 2024.
Jogos do XV no Grupo A07
06/05
17h - XV de Piracicaba x Maringá/PR – estádio Barão da Serra Negra
14/05
17h – Operário/MS x XV de Piracicaba – estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
20/05
17h - XV de Piracicaba x CRAC/GO – estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba
27/05
17h - XV de Piracicaba x Ferroviária – estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba
03/06
16h - Inter de Limeira x XV de Piracicaba - estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira
07/06
20h - XV de Piracicaba x FC Cascavel/PR – estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba
10/07
18h – Patrocinense/MG x XV de Piracicaba - estádio a definir
Fonte: CBF (Confederação Brasileira de Futebol)