LUTO

Morre o violinista Waldir Belluco, aos 84 anos, em Piracicaba

Belluco foi professor de violino da EmPeM, além de ter sido luthier, profissional que conserta e constroi instrumentos de corda; o velório acontece neste sábado (25)

Por Roberto Gardinalli | 25/03/2023 | Tempo de leitura: 1 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Arquivo Pessoal

Morreu, neste sábado (25), o violinista Waldir Belluco, aos 84 anos. Belluco era professor da EmPeM (Escola de Música de Piracicaba Maestro Erns Mahle), além de ter sido luthier (profissional que conserta e constroi instrumentos de corda). Ele deixa os filhos Fabio Olitta Belluco, Daniel Olitta Belluco, Gustavo Olitta Belluco, Lilia Maria Belluco Guerrini, Beatriz Maria Belluco Guerrini, além de netos, amigos e parentes. Deixa netos, demais parentes.

O violinista da Osquestra Sinfônica de Piracicaba, Luis Fernando Fischer Dutra publicou, nas redes sociais, uma homenagem ao músico. "Hoje a Orquestra Celestial ganhou mais um grande músico: o violinista Waldir Belucco. Funcionário do Banespa, fez história em Piracicaba como violinista de diversos conjuntos de serestas a sinfônicas, professor de violino e também luthier, fazendo reparos nos instrumentos de diversos músicos de Piracicaba e região. Meu sentimentos a toda a família", publicou.

Marcelo Batuíra, diretor responsável pelo Jornal de Piracicaba, relembrou como conheceu Waldir, que consertou seu violino logo que iniciou os estudos musicais. "Lembro-me quando iniciei meus estudos de violino nos anos 1980,  e me falaram: 'vai lá no seu Waldir, ele arruma seu violino' . Então eu fui. Era um senhor simpático e atencioso que pegou meu violino na mão como se fosse um bebê, olhou e disse: 'é, o cavalete que está fora do lugar'. Em um minuto, aquelas mãos experientes ajeitaram a pequena peça de madeira e todo som voltou milagrosamente para o instrumento.  Ele era muito hábil e fazia tudo com enorme dedicação. Vai deixar saudades a todos que o conheceram", comentou.

O sepultamento de Waldir Belluco acontece neste sábado às 17h no Cemitério Saudades, em Piracicaba.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.