CIÊNCIA

Professores da Esalq e Cena-USP são indicados para cargos na diretoria da Fapesp

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP

Os professores Márcio de Castro Silva Filho, titular do Departamento de Genética da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luíz de Queiroz) e Antônio Vargas de Oliveira Figueira, titular do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agronomia) da USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba, foram indicados pelo Conselho Superior da Fapesp para os cargos de diretor científico e diretor administrativo da instituição de fomento à pesquisa. A elaboração da lista de indicações aconteceu em reunião do Conselho realizada no último dia 15 de março. Agora, os nomes foram enviados ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que vai fazer a nomeação para os cargos.

O professor Márcio de Castro Silva Filho foi indicado para o cargo de diretor científico da Fapesp. Já o professor Antônio Vargas de Oliveira Figueira teve o nome indicado para a diretoria administrativa. Além dos professores de Piracicaba, outros quatro nomes - dois para cada diretoria - foram indicados para a escolha do governador.

Segundo informações da Agência Fapesp, Castro é o atual pró-reitor de Pós-Graduação da USP. É graduado em engenharia agronômica pela Universidade Estadual de Lavras (UFLA), mestre em genética e melhoramento de plantas pela mesma universidade e doutor em biologia molecular de plantas pela University of Louvain, na Bélgica. Ele foi, também, membro titular da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).

Ainda de acordo com a Agência Fapesp, o professor Figueira é formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e tem doutorado pela Purdue University, dos Estados Unidos. Por duas vezes, ocupou o cargo de diretor do Conselho Gestor do Campus Luíz de Queiroz da USP, em Piracicaba. Também foi diretor executivo da Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo).

O processo de escolha dos novos diretores da Fapesp passa pela elaboração de duas listas, com três nomes, feitas pelo Conselho Superior, sendo uma com indicações para o cargo de diretor científico e outra, com indicações para o cargo de diretor administrativo da fundação. Depois da escolha dos nomes, as listas são enviadas ao governador para a nomeação. O mandado de cada diretor é de três anos, podendo acontecer uma reeleição.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários