Em 2 022, segundo a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade, Trânsito e Transportes), 37.777 multas foram aplicadas por passar no sinal vermelho, sendo 35.422 por fiscalização eletrônica e 2.355 multas manuais. Um número bem abaixo do que registrado em 2021, quando foram aplicadas 46.894 multas pela mesma inflação de trânsito, sendo 43.944 por fiscalização eletrônica e 2.950 multas manuais. Recentemente três mudanças aconteceram na legislação de trânsito.
O objetivo das alterações é garantir uma melhoria contínua na legislação para que seja adequado pelo cenário atual, melhorando principalmente as condições de segurança dos motoristas. Além disso, descumprir a legislação de trânsito pode ocasionar em punições ao condutor, independente das regras estabelecidas serem novas ou antigas. Sendo assim, o Jornal de Piracicaba traz as três mudanças mais recentes feitas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), para que o condutor não seja punido por falta de conhecimento.
Uma das mudanças ficou na questão da película. Com a alteração à aplicação do famoso insulfilm, ficou determinado que a quantidade de luz que passa pela película deve ser de, no mínimo 70%. A porcentagem permanece a mesma para todas as cores e para os vidros de para-brisa, e todas as áreas direcionadas para dirigibilidade do veículo. As películas espelhadas e opacas estão proibidas. Em relação as bolhas na película, a tolerância passou a ser nula, ou seja, caso o veículo esteja com o insulfilm com bolhas,ocondutor pode ser multado e ter o carro recolhido.
A segunda mudança é o uso de farol durante o dia, a alteração determina que só é preciso utilizar a luz em rodovias de pista simples. Mas no período noturno, os faróis são obrigatórios em todas as pistas.
A terceira mudança é sobre ultrapassar o sinal vermelho. Uma alteração recente possibilita avançar o sinal vermelho em caso de conversão à direita e com a sinalização adequada. Apesar disso,apreferência permanece sendo do pedestre, mesmo que o motorista tenha permissão para convergir a direita com o sinal fechado.
Dados da Semuttran registram que em 2022, não foi registrado nenhuma multa por conduzir veículo com vidros total ou parcialmente coberto por películas (insulfilm), painéis ou pintura e também por deixar de manter a luz baixa em rodovia de pista simples situada fora do perímetro urbano, veículo sem luz de rodagem diurna.