
Médica veterinária dá dicas de como cuidar do animal corretamente; ave sofre com o contrabando ilegal
O papagaio é conhecido por ser uma ave “tagarela”. Ele tem uma incrível capacidade de aprender a falar e imitar nós humanos. Na verdade, é o único animal que consegue reproduzir palavras, frases e até músicas. Não é à toa que ele faz bastante sucesso nas casas brasileiras, sua simpatia e espontaneidade conquista corações.
Se você se encantou por esta ave, saiba antes que ter um exemplar não é tão simples. Considerado um animal exótico, o papagaio precisa de autorização do IBAMA para se adquirido legalmente. Na natureza, ele é encontrado na Bolívia, norte da Argentina e no Brasil e, infelizmente, sofre bastante com o contrabando ilegal de animais silvestres. Por isso, tenha muito cuidado com a procedência.
Na hora de adquirir seu papagaio, procure criadouros confiáveis, exija o comprovante de registro e procure no site da instituição se o local é realmente autorizado.
“A ave deve ter anilha ou microchip de identificação”, explica a médica veterinária especializada em Clínica e Cirurgia de Animais Silvestres, Exóticos e Pets não convencionais, Nathalia Trevelin Sant'Anna.
Agora, se você já seguiu todas as regras e está perto de ter seu papagaio, é preciso saber como cuidar dele. Papagaios são aves com uma boa longevidade, pode chegar aos 50-60 anos de idade; sendo assim, o novo responsável pelo animal tem que entender que precisa se dedicar a ele.
Outros aspectos é que estes animais requerem acompanhamento com regularidade, uma vez ao ano deve ir ao médico veterinário especializado; portanto gastos devem ser previamente planejados.
A gaiola deve ser providenciada, os alimentos corretos comprado e todos os outros utensílios. Tendo em vista essas questões, confira as recomendações da Nathalia:
O ideal é que se tenha um viveiro grande para que a ave tenha espaço suficiente para se expressar; também é interessante soltar a ave, para ele se exercitar, sempre com acompanhamento para que o animal não se machuque e não ocorram acidentes.
Infelizmente grande parte das pessoas oferecem apenas sementes aos papagaios, o que pode trazer sérios problemas de saúde para ave. O ideal é oferecer uma dieta a base de ração extrusada de boa qualidade; frutas /legumes/verduras variados; nozes e castanhas esporadicamente. Existem alguns outros itens que a depender do estilo de vida do animal é possível recomendar, mas para isto é preciso conhecer a rotina e a dinâmica dele.
Estas aves costumam gostar de banho, e normalmente preferem tomar banho quando chove. O banho deve ser feito ou via um recipiente com água limpa em que a ave entra e se banha, ou via aspersão como se fosse um chuvisco. Não se deve dar banho com água morna ou quente, e nem utilizar shampoos ou sabonetes.
As aves são animais asseados que costumam se limpar sozinhos e tem bastante cuidado com suas penas.
Portanto, manter a gaiola ou viveiro limpos diariamente e oferecer o banho já é suficiente para a higiene do animal.
Laís Seguin
lais.seguin@jpjornal.com.br
LEIA MAIS