A necessária integração política regional

Por Gilmar Rotta |
| Tempo de leitura: 2 min

Os acontecimentos políticos, econômicos e sociais ocasionados pela pandemia da Covid-19 exige que seja retomada e reativada uma importante atuação política que, até 2016, foi responsável pelo fortalecimento de demandas regionais. A organização administrativa do Estado, distribuindo regiões em metropolitanas e aglomerações urbanas, fez com que, até este período, o Governo do Estado de São Paulo e até mesmo o Governo Federal, destinasse atenção maior às representações políticas pela constituição de Parlamento Regionais, compostos por presidentes de Câmaras Municipais e colegiados de vereadores.

Criado como Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, e por iniciativa do então presidente da Câmara Municipal de Limeira, Ronei Costa Martins Silva, o Praup desenvolveu um papel importante de magnetismo entre as forças políticas regionais que, e reuniões mensais, perceberam quão comuns são suas maiores lutas e suas demandas mais complexas. Uma de suas principais lutas foi a transformação da região de Aglomeração para Metropolitana.

Depois de Limeira, a cidade de Iracemápolis, através do presidente Pedrão do Noé, assumiu a presidência do Praup, dando sequência a importante missão de aglutinar as representações políticas e avançar nas demandas regionais. Foram muitos avanços e estudos que possibilitam maior visibilidade aos 23 municípios que compõem região administrativa.

Nossa cidade, como sede da Aglomeração Urbana de Piracicaba, não assumiu sua posição na presidência, como era previsto para biênio de 2017 e 2018 o que pode ter nos tirado a oportunidade de avançar em questões relevantes como, por exemplo, a destinação dos resíduos sólidos, a preservação dos nossos mananciais, as condições para escoamento de nossa produção agrícola, entre tantos outros campos cujas decisões dependem de ações que atingem vários municípios com relações geográficas ou econômicas.

A pandemia e todas as suas consequências exige de nós, agentes políticos, esforços em todas as direções, promovendo discussões, debates, busca de soluções que possam ser positivas a toda a região. A importância desta atuação política está justamente na certeza de que, por ser o centro econômico regional, Piracicaba verá potencializado todos os problemas já esperados, como redução de postos de trabalho, da arrecadação fiscal, das rendas geradas pelo turismo, enfim, todos os índices que já são evidenciados e impactado serão aqui multiplicados.

A integração política regional torna-se, portanto, indispensável à Piracicaba. E a Câmara de Vereadores, ciente do seu protagonismo e da sua importância política vai reassumir seu papel catalisador de ações e propostas, visando a busca de soluções que beneficiem a cada município da Aglomeração encontrar caminhos amparados na ação regional.

Que seja, o Praup, mais um meio de fortalecimento de todas as cidades ao nosso redor e, consequentemente, um alento rumo à retomada da economia local e um estímulo a todos os municípios ao nosso redor. Principalmente os de pequeno porte que, ao depender das nossas atividades para impulsionarem suas economias, também fazem girar a roda do nosso progresso econômico. Ao trabalho!

Comentários

Comentários