Uma única Casa

Por Gilmar Rotta | 07/01/2021 | Tempo de leitura: 2 min

É com muita honra que no dia primeiro de Janeiro fui reconduzido ao cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba para estar à frente do Legislativo por mais dois anos. Uma eleição bastante significativa porque, além da aprovação pela maioria vereadores do trabalho realizado junto à Mesa Diretora nos anos de 2019 e 2020, teve a afirmação de novos vereadores que chegaram à Casa para a 18ª Legislatura.

Encerrado o processo da eleição da Mesa, a Câmara de Piracicaba inicia seus trabalhos como uma única Casa, com um único objetivo, levar à população de Piracicaba, cada parlamentar no seu campo de atuação, o melhor e mais sensato trabalho político para a melhoria da vida de todos os seres.

O desafio não é pequeno. 2020 foi um ano muito difícil em que cada cidadão teve que buscar uma forma de sobreviver em meio a pandemia. Saúde colocada à prova, tivemos que nos proteger e proteger o próximo, além de lidar com parte da sociedade que optou e ainda opta por não levar o assunto com a seriedade necessária. Educação colocada à prova, com uma nova realidade do ensino virtual que, sabemos, não foi complemente capaz de garantir o aprendizado necessário às nossas crianças e jovens.

A economia colocada à prova, com desemprego, fechamento de empresas, de estabelecimentos comerciais, exigindo de todos o controle dos gastos e a capacidade de multiplicar recursos para sustentar nossas famílias.

A política foi colocada à prova, modificando o cenário nos dois campos do poder político, o Legislativo e o Executivo. Doze partidos eleitos, quatro mulheres, negros, um mandato coletivo, 10 vereadores reeleitos formam a nova Câmara de Piracicaba e, nesta primeira semana de trabalho, já há importantes sinais, respostas à sociedade, do quanto trabalho teremos à frente.

O importante de todo este processo é que a Câmara, enquanto poder constituído e representativo da sociedade piracicabana, tem a cara de toda a cidade e torna-se uma única Casa pensando o município, seus problemas, suas necessidades, como um todo.

São muitas nossas responsabilidades, inclusive de contribuir com um novo governo municipal que forma seu secretariado com pessoas com excelentes currículos técnicos e que terão como desafio o aprendizado político, do diálogo, da transparência, do estímulo à participação popular e de conhecer a cidade.

Características que a Câmara aprendeu e inseriu no seu dia a dia, na sua gestão administrativa, na gestão política e que podem colaborar também para que o Executivo encurte caminhos para o bom desempenho do seu trabalho.

E este o sentido que Piracicaba nos aponta. Uma política de propostas, de projetos, de apoios pelo bem da cidade, de contribuições que somem e até mesmo de divergências que colaborem. E este o caminho que a Câmara trilha também agora, de unidade e respeito às divergências políticas e de aprimoramento de todos os avanços objetivos até aqui.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.