Grupo de Trabalho do Parlamento Aberto: compromisso cumprido

Por Gilmar Rotta | 16/07/2020 | Tempo de leitura: 2 min

O Parlamento Aberto é um tema que, exaustivamente, traremos neste espaço no sentido de levar à cidade de Piracicaba as ações que têm promovido mudanças significativas nas atividades institucionais da Casa, trazendo reflexos tanto internos quanto externos. Mesmo com a pandemia, que exige o distanciamento social e nos impede, neste momento, de promover eventos de fomento à participação popular e de educação para cidadania, dois dos quatro pilares do Programa, internamente temos avançado no sentido de consolidar esta nova forma de atuar que continua sendo reconhecida pelo país.

Recentemente, a Câmara de Vereadores foi destaque no Seminário Legislativo Digital, promovido pelo Instituto Pro Legislativo, que tem como foco principal o estímulo e a medição da evolução dos legislativos brasileiros, no que se refere à comunicação, a transparência e a produtividade legislativa de acordo com o anseio social.

Neste seminário, a atuação da Câmara durante a pandemia, os resultados com a ocupação das redes sociais com materiais informativos e acessíveis, a realização diária de entrevistas ao vivo no perfil do Instagram e a conexão digital fomentada através de aplicativos de mensagens instantâneas foram apontados como modelo de criatividade neste período em que a produção legislativa pode ser afetada.

Em maio, marcando o primeiro ano da aprovação da Resolução que transformou o Programa Parlamento Aberto em Lei, ou seja, para que a Câmara por ventura deixe de seguir as obrigações constantes na norma será preciso que alguém, no futuro, a revogue, o Observatório Cidadão apresentou um relatório em que aponta todos os avanços promovidos.

Entre eles, modificações na estrutura do site oficial da Câmara, facilitando o acesso à informações públicas, principalmente no que se refere à utilização do erário. No relatório, estão destaques para projetos aplicados como o Câmara Inclusiva, que está promovendo mudanças físicas e comportamentais/atitudinais, a fim de que todas as pessoas realmente sintam-se acolhidas e participantes das atividades da Casa.

E o relatório apontou sugestões que, uma a uma, estamos organizando para que sejam cumpridas. Uma delas é a criação do grupo de trabalho interno, sob a coordenação do vereador Pedro Kawai, composto por um servidor de cada departamento e cuja instituição foi efetivada na última semana. Este grupo terá o papel de monitorar a execução das tarefas administrativas e políticas conforme os conceitos do Programa.

O próximo passo será a regulamentação do portal da transparência, também em lei, detalhando todos os seus campos e critérios. Para isto, novos servidores contratados por concurso trabalham arduamente para, além de gerar economicidade com a redução de contratos com empresas fornecedoras de sistemas, cumprir tudo o que a sociedade, através de apontamento do Observatório Cidadão, tem nos solicitado de forma colaborativa.

Desta forma, cumprindo compromissos assumidos e estando intensamente presente no dia a dia da Casa é que esperamos ser cada vez mais eficientes no sentido de fazer chegar ao cidadão que as portas do parlamento piracicabano, mesmo em tempos de pandemia e de uma forma diferente, pelos meios digitais, jamais se fecharão novamente à sociedade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.