Em tempos de pandemia, as escolas precisaram se adaptar para garantir o processo de alfabetização e aprendizagem dos alunos. Os professores esforçam–se ao máximo para elaborarem conteúdos de aulas online criativas e interessantes buscando melhor qualidade para interação com as crianças e adolescentes estudantes por meio dos computadores, porém essa tarefa tem sido desafiadora, pois a saudade do ambiente escolar e a ausência da rotina de convivência com os colegas têm promovido desânimo nos estudantes nos momentos de dedicarem–se às atividades escolares em casa. As crianças e adolescentes queixam-se para os pais que sentem preguiça e desejam muito que o coronavírus possa ir embora para retomarem às suas rotinas habituais.
Muitos pais nesse período de isolamento social têm percebido que os filhos valorizam a companhia dos colegas de sala e professores e que essas relações escolares estimulam o processo de aprendizagem, tendo em vista que o ambiente acadêmico também promove relações de amizade, disputas, espaço para exercitarem habilidades sociais e emocionais importantes para o desenvolvimento, tendo em vista ainda que todo ser humano se desenvolve por intermédio das relações humanas.
Ainda toda a rotina estabelecida em casa com a família como se preparare para ir ao colégio e o período do dia que passam no ambiente escolar contribuem para as crianças e adolescentes compreenderem de que aquele tempo, ou horas são direcionadas ao aprendizado, no entanto, durante esse processo de isolamento social no decorrer da quarentena, esses estudantes desconstróem esse ritual e hábitos, promovendo dificuldades que acabam desencadeando desmotivação, buscando novos recursos para atrair a atenção dos pais ou adultos responsáveis em casa, de maneira inadequada.
Na prática do consultório os pais relatarem os conflitos frequentes entre os filhos no ambiente de casa, sendo esta uma escolha inapropriada para chamar a atenção. Uma estratégia para os pais e educadores melhorarem a qualidade com a aprendizagem online, pode ser a manutenção do vínculo da criança com o ambiente estudantil, reunindo professores e alunos em ações presenciais que cumpram as exigências de prevenção da covid-19, como uma espécie de drive thru, algumas escolas aderiram nesse período do ano a comemoração das festas juninas e julinas, onde as crianças e adolescentes participaram de atividades como jogos de argola dentre outros, tudo isso de dentro de seus carros na companhia dos familiares, promovendo motivação com brindes e, principalmente, por verem os professores.
Esse percurso em se deslocar até a instituição de ensino pode promover incentivo auxiliando no maior envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem online realizada em suas casas. Claro que sabemos que são oportunidades pontuais, desta forma caberá aos pais estimular os filhos a realizarem vídeochamadas supervisionadas com os colegas de escola, jogos online, incentivando as crianças e adolescentes a experienciarem momentos prazerosos.
E a partir disso direcionarem os afazeres e exigências escolares, interagindo no decorrer desse processo, para os tutores inteirarem-se sobre o conteúdo aprendido, conversando sobre as dificuldades encontradas e descobrindo com os filhos o conteúdo aprendido.
Sabemos que não é uma tarefa fácil para os pais, porém são estratégias que ajudam a tornar o processo escolar o menos denso e possível no decorrer desse período.