Você já parou para pensar se sua casa tem um estilo específico e como isso te influencia? Ou até mesmo já pensou quais os estilos você mais se identifica e gostaria de ter na sua sala ou quarto?
É muito importante morarmos em ambientes que nos acolham e em que nos identificamos intimamente com cada detalhe, cada cor e forma. E como existe uma variedade infinita de estilos dentro do design, hoje trago para vocês mais alguns estilos para conhecerem e se apaixonarem comigo.
(Veja a parte I)
Retrô
O design retrô da casa contém elementos nostálgicos dos estilos vintage, eclético e boêmio. Talvez seu ponto mais marcante seja o uso de padrões e cores ousadas ??que exaltam a leveza e um atmosfera mais descontraída e energética. Os tons são geralmente brilhantes e vibrantes e podem incluir uma mistura de laranjas, vermelhos, amarelos, azul royal etc.
Normalmente, apenas uma ou duas dessas cores são usadas em toda a casa para evitar uma aparência caótica e desordenada. Os padrões são sempre grandes e são usados ??em tudo, desde paredes e tapetes até cadeiras e sofás.
Os móveis apresentam linhas circulares e curvas e os materiais mais populares são a madeira e o couro. Os objetos encontrados em lojas de antiguidades são dispostos em prateleiras para adicionar um toque vintage e personalidade à casa e criar uma decoração marcante ao ambiente. As décadas de 1950 e 1960 são as épocas mais frequentemente associadas a este estilo.
Projetos mais ousados contém padrões psicodélicos com cores contrastantes para criar espaços únicos e memoráveis. Assentos estofados coloridos também são vistos com frequência em ambientes retrô com peças nostálgicas inspiradas em lanchonetes ou automóveis antigos.
O caráter é trazido não através de detalhes, mas através de materiais naturais e itens essenciais. Os ambientes são monocromáticos, geralmente com tons neutros suaves e em uma escala de cinza. As paredes são mantidas simples com apenas uma ou duas peças decorativas, como uma tela ou um espelho. Todas as superfícies, da cozinha ao banheiro, geralmente são completamente limpas.
Os móveis apresentam linhas limpas com poucos detalhes, e muitas vezes, funcionam como armazenamento, como pufes que se abrem para revelar o espaço.
O minimalismo arquitetônico é influenciado pela filosofia zen japonesa e pelos princípios estéticos de Ma e Wabi-sabi, que valorizam o valor do espaço vazio e a ausência de ornamentação. Menos é mais, certo?
Europeu
O design de interiores com um estilo europeu apresenta uma mistura de estilos tradicionais e contemporâneos. É difícil definir essa estética, pois ela pode se basear em influências de muitos países e períodos de tempo em todo o continente.
Em casas de estilo tradicional, você normalmente verá curvas e linhas mais ornamentadas em tudo, desde cadeiras e sofás até mesas e pias. Moradias e apartamentos urbanos tendem a ter banheiros e cozinhas menores que maximizam a utilidade dos espaços verticais.
Padrões florais e ornamentados também são mais prevalentes em ambientes mais antigos. Os ambientes modernos tendem a se basear no princípio de que menos é mais.
Os armários têm superfícies lisas e planas com pouco ou nenhum detalhe e muitas vezes são inspirados no minimalismo dos designs escandinavos.
Os esquemas de cores europeus contemporâneos tendem a ser suaves e discretos, concentrando-se em neutros. Em vez disso, a atenção é colocada em materiais naturais, como madeira, pedra e granito.