Com a possível ausência dos dois candidatos à presidência com melhor pontuação nas pesquisas, emissoras de TV, rádio e jornais, se uniram ainda mais neste ano para realização dos debates a presidente. O SBT comunica oficialmente sua junção à CNN Brasil, enquanto Band bate o martelo para realização do debate junto à TV Cultura.
O chamado modelo de “pool de veículos” é comum nos Estados Unidos, mas no Brasil já não acontecia desde 1989. Na ocasião, houve dois debates no segundo turno, realizados por um pool formado por Rede Globo, SBT, Rede Manchete e Rede Bandeirantes.
Neste ano, este feito voltará a acontecer com grandes veículos. SBT anunciou sua fusão com CNN Brasil, Estadão, Rádio NovaBrasil FM e Veja. Do outro lado, Band se aliou ao UOL, Folha e TV Cultura.
No primeiro caso, quem sediará o evento será o SBT, com debate marcado nos estúdios da emissora para 24 de setembro. Já no outro conjunto de canais, o local escolhido foi a instalação da Band, no bairro do Morumbi em São Paulo. Por lá, o debate entre os presidenciáveis ocorrerá em 28 de agosto e contará com apoio do Google e Youtube.
Por fim, vale destacar que a proposta de unificar os debates no formato de pool surgiu da comitiva do ex-presidente Lula (PT), que avaliou inviável a participação em 11 ocasiões, mediante um período de campanha eleitoral tão curto.
- Se tiver uma sugestão de pauta, envie para o e-mail: feed@reiscomunica.com.br. Siga no Instagram: @ofelipereis