Imagine que todas as canetas do mundo utilizam a mesma tinta e que não há distinção entre as tintas, independente da origem do produtor. Logo, podemos dizer que a tinta é uma “commodity”. Para facilitar o comércio de tinta de caneta no mundo, nada melhor que um preço comum e uma moeda padrão.
Portanto, agora a tinta “Brent” (crua) pode ser comprada em qualquer parte do mundo, por qualquer fabricante de canetas, a um preço transparente e comum, na mesma moeda. A cotação da tinta “Brent” irá oscilar conforme a Oferta e Demanda do mercado por aquela mercadoria.
Não se esqueça que a cotação observada mundialmente está sempre expressa em Dólares Americanos (USD) e que, para ter o preço na moeda local, você deverá verificar a respectiva taxa de câmbio.
Imagine ainda que você é um fabricante de canetas. Essas canetas utilizam tintas refinadas, cuja matéria-prima é a tinta “Brent” comprada em dólar no mercado internacional. Você há de convir comigo que, naturalmente, o preço da tinta “Brent” importada fará parte da sua composição de preço de venda e que, sendo importada, esse custo irá oscilar diretamente com o câmbio do dólar.
Se a ponta do custo funcionou em dólar, a ponta da receita (venda) também deverá estar calibrada conforme o câmbio para haver um equilíbrio do fluxo financeiro e a saúde da sua empresa não ser prejudicada, certo? Sim! E isso só é possível graças à Política de Paridade Internacional (PPI).
Deste modo, com um câmbio mais fraco (real valendo menos em dólar) o preço da caneta com tinta refinada será mais alto do que em um momento de câmbio mais forte (real valendo mais em dólar), onde a caneta com tinta refinada poderá ser vendida a preço menor pois o custo também foi menor.
Concomitantemente à oscilação internacional do preço da sua principal matéria-prima, sabemos que, faça chuva ou faça sol, você deverá cumprir com suas obrigações tributárias e fiscais. Em outras palavras, você deverá pagar seus impostos. Você, fabricante de canetas com tinta refinada, durante a formação de seu preço de venda, irá repassar os impostos ao preço do seu produto. Impostos estes Federais e Estaduais.
Para fechar a cadeia da produção de canetas com tinta refinada, não se esqueça que seu produto precisa chegar na mão do consumidor final! É preciso realizar a distribuição e revenda deste produto.
Manter uma cadeia logística própria é caro e trabalhoso, a melhor alternativa é contratar empresas terceirizadas para realizar essa distribuição e revenda. Lembrando que essas empresas terceirizadas deverão obedecer à uma Lei Federal para manter um intervalo padrão de preços para canetas com tinta refinada em todo território nacional.
Esse exemplo foi apenas para ilustrar a lógica da formação de preços da gasolina pela Petrobras. O combustível não está caro porque a empresa quer extorquir o brasileiro, mas sim por toda essa lógica.
O preço do barril de petróleo “Brent” vem oscilando violentamente nos últimos tempos, especialmente em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia. Por quê? A Rússia é uma importante exportadora global de petróleo e, estando em guerra, naturalmente não exporta o mesmo volume de antes, gerando escassez no mercado internacional. E os preços? Sobem, claro, pois a demanda não mudou.
A Petrobras é uma empresa de economia mista, controlada pelo Governo Federal. Ao vermos integrantes do governo apontando o dedo para a Petrobras e fazendo-lhe críticas, devemos entender que o governo está apontando o dedo, na realidade, para si mesmo.
Neste link você pode consultar o impacto de cada um destes itens no preço final da gasolina, que nós compramos.