Filipe Rosa

Lavagem de Dinheiro

Por Filipe Rosa, sócio da Capitólio Investimentos e fundador da ComCiência Educacional @sejacomciencia |
| Tempo de leitura: 2 min
Lavagem de Dinheiro
Lavagem de Dinheiro

Seguindo nossa “trilha do crime” nas finanças, hoje vamos falar um pouco sobre Lavagem de Dinheiro. Do inglês, Money Laundry, no francês, le blanchiment d'argent, no latim, pecuniam lavare, do grego… enfim. Quem viveu a época do Capitão Nascimento e seus inconfundíveis memes entendeu a referência.

Indiretamente vinculada aos crimes de tráfico investigados pelo Capitão Nascimento, a Lavagem de Dinheiro é uma prática criminosa que possui como principal objetivo tornar aparentemente lícito um capital que tenha origem de atividade ilegal.

Imagine-se enquanto um "chefão" do tráfico, você se tornou muito milionário, em alguns casos até bilionário. No entanto, toda essa riqueza não está declarada na Receita Federal, portanto você não pode comprar nada legalmente pois não tem renda condizente, não pode deixar herança para os seus filhos em caso de sua morte (o que nessa linha de negócios é bem provável de acontecer rápido). Enfim, você não pode usufruir com tranquilidade do que tem.

Qual a melhor saída para você resolver esses problemas? Arrumar uma forma de justificar essa renda, pagar seu imposto e parecer limpo, legal! Mas como fazer? Quais passos seguir?

O primeiro é a COLOCAÇÃO. Nessa fase, o dinheiro ilegal é inserido no sistema financeiro. Normalmente via depósitos bancários ou mesmo empresas de fachada, que não possuem fluxo real de clientes e geração de negócios condizente com o faturamento. O faturamento é, na verdade, o próprio dinheiro advindo da atividade ilegal que está "maquiado" de compra de produtos ou serviços.

O segundo passo é a OCULTAÇÃO. Nessa etapa o dinheiro sai da conta onde foi depositado é direcionado a inúmeras contas, por vezes falsas (os famosos "laranjas"), de modo a dificultar o rastreio. 

A terceira e última etapa é a INTEGRAÇÃO. Nessa etapa o dinheiro retorna e é destinado a empreendimentos de diversas linhas, onde haverá custos, projetos, os devidos impostos serão pagos e tudo isso torna muito difícil identificar que aquele recurso teve origem criminosa.

Possivelmente, você já ouviu falar no COAF, Conselho de Controle de Atividades Financeiras. No Brasil, esse é o órgão responsável por receber denúncias de suspeitas de crimes financeiros, analisá-las e comunicar quando necessário às autoridades competentes para que sejam realizadas as investigações.

Uma curiosidade contemporânea? A famosa "Operação Lava-Jato" recebeu esse nome, pois havia uma rede de postos de combustíveis com serviço de lava-jato sob suspeita de lavagem de dinheiro.

Comentários

Comentários