Filipe Rosa

O retrato do investidor dos EUA

Por Filipe Rosa, sócio da Capitólio Investimentos e fundador da ComCiência Educacional @sejacomciencia |
| Tempo de leitura: 1 min
Investimento
Investimento

Lembra que semana passada mostramos uma foto "três por quatro" do interesse do investidor brasileiro, baseado em pesquisas na internet, de acordo com o Google Trends?

Pois é, fiquei curioso e resolvi pesquisar esse mesmo retrato, com a mesma "concorrência" de interesse, para o investidor dos Estados Unidos.

É muito interessante notar como a conjuntura econômica do país, aparentemente, influencia o interesse e o perfil do seu investidor. O Brasil é um país com taxas de juros historicamente altas, o que favorece o mercado de Renda Fixa. Vimos a clara diferença de interesses nos gráficos da semana passada.

Já os EUA são um país com taxas de juros historicamente BAIXAS, o que tende a favorecer o mercado de Renda Variável como um todo. Adivinha? O interesse do investidor americano por ações é muito maior que o interesse por títulos de renda fixa. Olhe a imagem abaixo:

Em Azul, o resultado da pesquisa por "BONDS", o termo em inglês referente a títulos de Renda Fixa. Em Vermelho, o resultado da pesquisa por "STOCKS", o termo em inglês referente a Ações (Renda Variável).

Está bem clara a preferência do investidor norte-americano pelo mercado acionário, mas, e a respeito de outros ativos populares, como o Bitcoin? Resolvi adicionar esse item à pesquisa para comparar os interesses:

A linha Amarela representa o interesse das pesquisas no Google pelo tema "Bitcoin". Temos um grande campeão de interesse e esse campeão são as Ações.

Não é para menos, inclusive. Nos EUA estão as duas maiores e principais bolsas de valores do mundo, a NYSE e a NASDAQ.

Comentários

Comentários