José Luiz de Souza

Creative Cities

Por José Luiz de Souza | 18/07/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Chef Anderson Oliveira
Chef Anderson Oliveira

O Chef Anderson Oliveira do Restaurante Dona Chica de Campos do Jordão foi convidado a representar a Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba no evento internacional Expo Brazilian Creative Cities, teve início ontem e prossegue até 22 de julho na cidade de Santos, mais precisamente no espaço das Rotas Gastronômicas do pavilhão principal do evento, mostrando a diversidade de culinárias dos chefs de diversas regiões. O Dona Chica é atração no Horto Florestal - desde 2013, onde os visitantes são levados a uma experiência rica em sabores, conceitos sobre sustentabilidade e resgate da memória afetiva através da gastronomia.  

O evento foi criado em 2004, para promover a cooperação entre as cidades que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Este ano o Encontro Anual tem como tema “Criatividade, caminho para igualdade”, com o objetivo de apoiar a redução das desigualdades sociais por meio da formação e geração de emprego e renda, de forma a atingir as metas da Agenda de 2030 da ONU e da Nova Agenda Urbana. Além da Gastronomia a Expo Brazilian Creative Cities terá programação de música, cinema e exposições de artistas em parcerias com os museus da cidade de Santos.

Chantilly 

Filho de Luzia e Igor Gasetta Tschizik – do Grupo Ourho – Ivan Gasetta Tschizik, comemorou a chegado dos 21 anos cercado de amigos na propriedade da família na área rural Paraibuna,

Paredes pensantes

A Galeria Poente, em São José dos Campos, inaugira no próximo dia 23 de julho a exposição individual do artista George Gutlich no primeiro piso da galeria. Já no segundo piso acontecerá uma coletiva de 15 convidados por Gutlich. Trata-se de duas mostras, intituladas Basílica e Teatro da memória da cidade de São Paulo, ambas inseridas na primeira categoria, a de obras concluídas. Para ampliar o espectro, Gutlich convidou artistas do atelier de gravura da Escola de Belas Artes da UFMG, os quais selecionaram uma primorosa coleção de estampas, desenhos e matrizes, além de outros artefatos relacionados ao fazer gráfico. A Série Basílica, celebra etapas de construção do templo dedicado à Nossa Senhora Aparecida, por onde os elementos do trabalho, tais como andaimes, escoras e fôrmas, encontram equivalentes na gravação em metal. Por outro lado, o Teatro da memória da Cidade de São Paulo foi concebido como uma especulação sobre a essência simbólica dos edifícios, sobre aquilo que se manteria como testemunho após a ruína. Um dos artistas mais premiados da região, Gutlich é também pós doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Doutor em Artes pela UNICAMP. Especialista em Museologia pelo Instituto de Museologia de São Paulo. Bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas artes de São Paulo. A mostra poderá ser visitada até 20 de agosto na Galeria Poente – Avenida Anchieta, 1564, Jardim Esplanada, São José dos Campos. Saiba mais em @galeriapoente @georgegutlich

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.