José Saud

Regularizar Distritos Industriais atrai investidores

Por José Saud, prefeito de Taubaté | 23/08/2022 | Tempo de leitura: 3 min

Tenho dito constantemente, que estamos na Prefeitura de Taubaté para fazer as coisas certas e o que a lei manda. É assim que tem que ser, não tem outro jeito. Neste contexto, em todos os setores da Prefeitura estamos buscando executar o que necessita ser realizado para melhorar nossa cidade. 

Toda a população taubateana entende a importância dos investimentos para o crescimento dos recursos no município. A indústria é um dos caminhos para a geração de empregos e fazer a roda da economia girar localmente.

Em Taubaté temos seis distritos industriais: Piracanguaguá 1 e 2, Una 1 e 2, São Gonçalo, Parque Aeroporto. E em 2021 minha equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação iniciou as atividades de regularização fundiária dos distritos industriais. Pasmem, este procedimento deveria ter acontecido há 30 anos, antes da instalação dos referidos distritos. 

Neste caso, a Prefeitura está trabalhando para regularizar todos os distritos industriais que estão em irregularidade fundiária, desde a sua criação até agora. Para isso, é necessário uma cooperação entre o Município, Cartório de Registro de Imóveis, Câmara Municipal, Ministério Público, concessionárias de serviço público (SABESP e EDP), uma vez que alguns distritos industriais ainda não são contemplados com determinados equipamentos públicos.

Com a regularização dos distritos, cada empresa vai ter sua matricula definitiva no cartório de registro de imóvel local. Assim poderão pleitear financiamento do BNDES ou em outra instituição financeira, trazendo mais investimentos para sua empresa e para o município. Desta forma, distritos regularizados são sinônimo de mais investidores, aumentando as oportunidades de geração de empregos e renda.

Outra ação importante iniciada é a regularização do espaço que era destinado para a implantação do “Parque Tecnológico”, que na gestão passada o terreno ficou literalmente abandonado. A nossa ideia é desmembrar em diversos lotes menores, pois a área do parque é de aproximandamente 700 mil metros quadrados e está localizado no bairro Distrito Industrial. Com esse desmembramento vamos realizar a concessão de uso para novas empresas que desejam se instalar e investir no município.

Acreditamos muito na tecnologia e inovação e as startups são muito importantes neste processo de desenvolvimento industrial que não somente o automotivo, como foi por anos tradição na cidade. Agora, estamos trabalhando para diversificar a vocação do nosso município, como o exemplo da recente assinatura do protocolo de intenções com uma empresa de foguetes, que instalará sua fábrica em nossa cidade, gerando emprego com maior valor agregado. 

O HITT (Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté), vem suprindo a demanda de desenvolvimento de novas empresas e investimentos do setor de tecnologia e inovação. Ele é um programa que visa contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do município e da região. Em 2021, foram abertos mais de 400 postos de trabalho através do programa, contribuindo para diminuição do desemprego em nossa cidade.

O HITT é uma incubadora de novas empresas e em sua sede, oferta uma estrutura de bens e serviços compartilhados e disponibilizados em seu espaço físico, com o intuito de apoiar a criação, o desenvolvimento e a aceleração de startups.
É assim que temos que andar para uma Taubaté atrativa aos investidores e lucrativa para os moradores, com o dinheiro sendo injetado na própria cidade através da geração de empregos.
Deus no Comando!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.