Nossa Região

Jequitibá-rosa de São José volta a dar frutos

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
As sementes serão utilizadas para formar mudas a ser plantadas em todas as regiões da cidade
As sementes serão utilizadas para formar mudas a ser plantadas em todas as regiões da cidade

Uma árvore centenária, que fica no distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, começou a dar novos frutos. O Jequitibá-rosa foi atingida por um incêndio em abril do ano passado, e passou por um plano de recuperação pela Prefeitura de São José. Nesta quarta-feira (27), técnicos da prefeitura coletaram dezenas de frutos da Cariniana legalis localizada no distrito da região leste. Outros tantos permanecem nos galhos.

Os frutos ficarão expostas ao sol para soltar as sementes, que serão colocadas em caixas de areia por 30 dias. A taxa de germinação estimada é de 70% a 80%. Em seguida, elas vão ser transferidas para tubetes em ambiente à meia-sombra, onde vão permanecer por um período de seis meses aproximadamente antes de ser acondicionadas em viveiros com luz solar.

Segundo a prefeitura, depois de dois anos, essas sementes poderão ser plantadas em toda a cidade. Estima-se que a árvore tenha em torno de 500 anos, e que possivelmente já existia antes do descobrimento do Brasil.

Atualmente a árvore ainda tem uma grande fissura no caule e é sustentada com o apoio de uma estrutura metálica, que a protege dos ventos fortes.

Com idade em torno de 500 anos, o jequitibá-rosa de Eugênio de Melo possivelmente já existia antes do descobrimento do Brasil.

Comentários

Comentários