A dois meses do início dos vestibulares mais aguardados pelos estudantes que desejam uma vaga em alguma das Universidades do país, é importante saber quais são as dicas valiosas para se preparar nessa reta final. Segundo o professor de Biologia do Colégio Anglo Cassiano Ricardo-Unidade Esplanada de São José dos Campos e do Anglo Taubaté, Eduardo Ribeiro Monteiro, essa fase é conhecida como "Sprint", na qual os estudantes precisam concentrar e focar todas as energias de um trabalho realizado durante o ano inteiro.
Segundo o professor do Colégio Anglo, existem três dicas importantes para quem está nessa reta final do vestibular A primeira delas é focar nas matérias de maior dificuldade.
Segundo o professor, um dos erros que os alunos mais cometem é estudar apenas as disciplinas que gostam. "O estudante precisa focar nas disciplinas que não tem tanta afinidade também, procurar ajuda de um amigo que gosta da matéria ou plantões de dúvidas, e realmente dar uma ênfase maior na parte que ele tem mais dificuldade, não deixando de lado as disciplinas que tem afinidade", explica.
Outra dica é a metodologia de estudo. É importante que o aluno tenha uma metodologia de estudo com uma organização de tempo, e que além das horas/aulas diárias, o estudante tenha um período pré-definido de estudo. "Ter uma programação de estudo, com hora de estudo padronizada. Não precisa necessariamente estudar as matérias que teve no mesmo dia, mas pode se dedicar às matérias da semana anterior, sempre intercalando com uma boa alimentação e descanso", afirma.
Manter a qualidade de vida também é ressaltada. A cabeça precisa estar boa, o estudante não precisa deixar de fazer aquela atividade ao ar livre, nem deixar de sair. "É um ano difícil, a rotina de estudo diário é pesada, e a vida social auxilia nesse momento. Um sono adequado, uma alimentação adequada e uma atividade física ajudam na liberação de endorfina que nos deixam mais leves e agradáveis", explica o professor de Biologia.
Na semana que antecede as provas é o momento de revisar, relembrar e recordar assuntos desde os mais básicos até os mais complexos. "O aluno precisa se manter calmo, se ele estudou, vai colher um bom fruto. Na sexta que antecede a prova, faça o estudo diário e pronto, acabou. Não pense mais nisso, vá fazer outra coisa, vá ao cinema, vá andar na praça, vá à casa de um amigo", diz.
Além disso, é importante que o candidato procure seu local de prova um dia antes.n