Filipe Rosa

A máquina que move o mundo

Por Filipe Rosa, sócio da Capitólio Investimentos e fundador da ComCiência Educacional @sejacomciencia |
| Tempo de leitura: 1 min
Dinheiro
Dinheiro

Mas afinal, o que são Juros? Gosto de pensá-lo como o prêmio temporal que paga o risco de abrir mão de um bem estar imediato. É o que compensará o risco e a expectativa sobre a coisa mais incerta que existe: o futuro.

Isso é extremamente subjetivo, o que pode valer a pena para mim não necessariamente valerá para você, pois temos perfis de risco diferentes. Além de perfis de risco distintos, com certeza teremos expectativas diferentes sobre o futuro, pois temos objetivos diversos.

Os Juros são, conforme disse Albert Einstein, “a oitava maravilha do mundo”. No entanto, atenção! Essa citação de Einstein se refere a Juros Compostos, que são o tipo de juros no qual você consegue capitalizar período sobre período. Há outro tipo de cálculo de juros, denominado Juros Simples, onde essa composição de períodos não ocorre.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, seguem abaixo exemplos de cálculo de juros, à esquerda o Composto, à direita o Simples.

Mantendo-se os mesmos parâmetros, somente trocando o Regime de Capitalização, observamos uma diferença gritante nos resultados finais!

Comentários

Comentários